CEI Ismael Ivo é a 13ª unidade escolar das 45 que serão entregues pela Prefeitura até 2024

Centro de Educação Infantil inaugurado nesta segunda-feira (27), na Zona Leste, vai ao encontro do objetivo da gestão municipal em manter zerada a fila para creches na cidade

Publicado em: 27/11/2023 14h58 | Atualizado em: 27/11/2023

Fotografia de ambiente interno do CEI Ismael IvoA região da Vila Prudente, na Zona Leste da cidade, recebeu nesta segunda-feira a 13ª unidade escolar das 45 que serão entregues até 2024. É o Centro de Educação Infantil (CEI) Ismael Ivo, localizado na região da Subprefeitura Vila Prudente, com capacidade para ofertar até 200 vagas para crianças de zero a três anos.

“Inauguramos essa creche que homenageia o Ismael Ivo, aqui na Vila Prudente, região onde ele viveu. É uma grande comemoração pelo prédio e mais do que isso, é a gente firmando a cidade de São Paulo pelo terceiro ano consecutivo sem falta de vaga em creche para nenhuma criança”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Leia também: Prefeitura começa distribuição de 400 mil cestas básicas para atender famílias de estudantes em situação de vulnerabilidade nas férias

Com investimento de R$4,9 milhões, o CEI possui total infraestrutura para receber os alunos de forma segura, confortável e acessível. A unidade dispõe de seis salas de minigrupos, três berçários, brinquedoteca, solário (espaço para realização de atividades ao ar livre), duas salas de banho e troca, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), cozinha, refeitório, salas para coordenação e professores.

Seguindo as diretrizes adotadas em todas as obras executadas pela SIURB, bem como as normas de acessibilidade vigentes, a escola está equipada com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis, além de contar com equipamentos sustentáveis, como água de reuso e placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, ressaltou a importância do atendimento de crianças na primeira infância. “Esse período estabelece as bases para o futuro desenvolvimento e bem-estar de uma pessoa. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente influenciável pelas experiências e interações que ela tem com o ambiente, por isso proporcionamos a criação de espaços de convivência nessa idade”.

Ismael Ivo
Nascido na Vila Prudente, Ismael Ivo foi um dos mais importantes dançarinos e coreógrafos do país. Reconhecido pela atuação em diversas áreas da dança, ao lado de grupos importantes e em eventos internacionais, se notabilizou após atuar por mais de três décadas na Europa. Após um convite da Secretaria Municipal de Cultura, em 2017 mudou-se de Berlin e assumiu a direção artística do Balé da Cidade de São Paulo, sendo o primeiro negro a ocupar o cargo. Morreu em 2021, aos 66 anos, em decorrência de complicações da Covid-19.

“Eu fiz questão de estar aqui hoje, pois o Ismael foi uma pessoa muito importante para a Cultura no Estado de São Paulo e ele, inclusive, veio fazer espetáculo na nossa Fábrica de Cultura de Sapopemba, justamente porque ele falava que cresceu aqui e foi aqui que ele desafiou o mundo. Poucas pessoas sabem, mas o Ismael conquistou palcos internacionais muito importantes em Berlin, Viena, Veneza, em todos os grandes festivais de ballet do mundo que tiveram o Ismael como o seu curador e isso é muito importante, pois fala como é possível, de uma periferia de São Paulo, conquistar todos os lugares, uma inspiração para as nossas crianças”, disse a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.

Fila zerada
Em 2020, a Prefeitura de São Paulo conseguiu zerar a fila de creches do município, e esse resultado se mantém pelo terceiro ano consecutivo. O atendimento às crianças é possível em virtude das parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), e em razão da ampliação de vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) já existentes na cidade de São Paulo, garantindo o atendimento às famílias cadastradas. Atualmente, já são mais de 350 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas no CEIs.

Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotos de músicos tocando instrumentos de fanfarra

SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos

Publicado em: 08/05/2024 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda