Notícias

Agosto Indígena movimenta crianças da EMEI Astrogilda de Abreu Sevilha

Atividades realizadas com o objetivo de ressaltar a importância da cultura indígena

Publicado em: 04/09/2017 14h30 | Atualizado em: 30/11/2020

astrogilda_740_x_430.jpg

Durante todo o mês de agosto, professores, alunos e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Astrogilda de Abreu Sevilha vivenciaram ações do Projeto Agosto Indígena, promovidas com o intuito de conhecer, reconhecer, valorizar e preservar a cultura dos povos indígenas.

A abertura do trabalho foi realizada com uma oca adaptada, onde os alunos tiveram contato com pertences indígenas, livros, cestos, alimentos, arco e flecha. Os alunos também assistiram a um documentário sobre a tribo Kaiobá.

Ocorreram atividades de contação de histórias, oficinas de culinária indígena e confecções de adereços indígenas, como cocar, colar, pulseira, cestos, jarros, kabuletê, filtro dos sonhos, bilboquê e peteca.

As atividades foram encerradas com uma dança de roda com músicas tradicionais indígenas como “Tanguara Mirim” e “Yapo”. Também foi desenvolvida uma gincana de brincadeiras indígenas, como corrida do saci, arranca a mandioca e cabo de guerra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem sentado em uma cadeira atrás da mesa. Uma mesa ao lado com o cartaz

Inscrições abertas para o 2° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM  

Publicado em: 08/09/2026 3h59 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Montagem com duas fotografias de encontros realizados em uma unidade escolar. Nas imagens, adultos estão sentados em roda, em momentos de diálogo e interação. Ao fundo, há estantes com livros e materiais pedagógicos, brinquedos, mesas e cadeiras, além de cortinas azuis.

Tecendo Redes fortalece apoio a famílias de estudantes com deficiência 

Publicado em: 08/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h08 - em Educomunicação

Fotografia de um grupo de pessoas reunidas no palco de um auditório, posando para a foto. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa EntreNós e o tema do encontro: “Clima e convivência: cuidando dos conflitos cotidianos nas UEs”, além dos logotipos das instituições participantes. Na parte frontal do palco, há equipamentos de som.

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.696