Vencedores do 10º Prêmio de Educação em Direitos Humanos serão anunciados nesta terça

Premiação vai distribuir R$ 85,5 mil em dinheiro aos projetos que tratem de Direitos Humanos na escola

Publicado em: 13/11/2023 10h00 | Atualizado em: 10/11/2023
Imagem com borda triangular nas cores lilás, verde, azul e vermelho. No centro está escrito "10° Prêmio Municipal Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo".

Nesta terça-feira (14), serão anunciados os vencedores do 10º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. A cerimônia ocorre às 15h, no Memorial da Inclusão, que fica no espaço do Memorial da América Latina.

A premiação vai distribuir R$ 85,5 mil em dinheiro. Serão selecionados projetos em cinco categorias: Unidades Educacionais e Centros Educacionais Unificados receberão prêmios de R$ 7,5 mil. Já os projetos selecionados nas categorias educadores, estudantes e grêmios estudantis receberão o valor correspondente a R$ 4,5 mil.

O evento é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. O objetivo é incentivar, promover e colaborar para o fortalecimento da Educação em Direitos Humanos na Rede Municipal de Ensino, valorizando e divulgando projetos que tratem dos Direitos Humanos na escola.

Ao longo de todas as edições, foram 104 iniciativas premiadas e 718 inscritas, com participação de escolas de todas as Diretorias Regionais de Ensino, que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Os projetos falam dos mais diversos temas, como: diversidade sexual e de gênero, racismo, bullying, prevenção ao suicídio, feminismo, entre outros. Essas ações contribuem para importantes discussões acerca dos direitos humanos na Rede Municipal, reforçando a potência da educação como um dos mais importantes meios de transformação social.

A proposta do prêmio, também, está articulada com o Currículo da Cidade e o proposto na Agenda 2030 da ONU, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que traz luz à importância da convivência democrática nas escolas, baseada na cultura do respeito, do diálogo horizontalizado, da comunicação não violenta e na valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, cultural e no pluralismo de crenças e ideias em prol da promoção da cultura de paz, com vistas a atuarmos de forma preventiva às diversas violações de direitos humanos e, consequentes, violências que nossos estudantes podem estar expostos.

Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotos de músicos tocando instrumentos de fanfarra

SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos

Publicado em: 08/05/2024 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma quadra com cinco crianças e cinco adultos segurando as mãos em uma roda