Secretaria Municipal de Educação distribui 100 óculos para idosos e estudantes do MOVA

Na ocasião uma equipe de profissionais ficou à disposição para fazer os ajustes necessários

Publicado em: 31/10/2023 13h41 | Atualizado em: 31/10/2023
Fotografia mostra uma senhora com óculos, uma mulher segurando um espelho e um homem ao lado da senhora segurando uma caneta.

Nesta terça-feira (31) foi realizada a entrega de 100 óculos para idosos e estudantes do Movimento de Alfabetização de São Paulo (MOVA-SP). O evento aconteceu das 10h às 12h no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME). Uma equipe de profissionais ficou à disposição para tirar dúvidas e fazer os ajustes necessários nas armações.

“Eu achei muito interessante e importante o projeto. Foi tudo muito rápido e dinâmico a entrega dos óculos. A gente sempre fica em dúvida se realmente vai até o final, mas eu recebi tudo direitinho a armação e experimentei”, relata Márcio Ueta, um dos contemplados pelo projeto.

Para Cristiane Paiva, também beneficiada pelo programa, a ação dá acesso às pessoas que não podem comprar óculos e precisam de uma avaliação com um profissional médico. Além disso, ela destaca que iniciativas como essa realizadas pela Prefeitura de São Paulo são muito importantes para a população.

A iniciativa é uma parceria com o Instituto Verter que realiza ações sociais para promover conhecimento e assistência no diagnóstico precoce de doenças oculares. As pessoas beneficiadas passaram por triagem e atendimento com médico oftalmologista que prescreveu os óculos. Depois escolheram o tipo de armação desejada. Tudo de forma totalmente gratuita.

O atendimento aconteceu durante a V Longevidade Expo+Fórum que aconteceu em setembro deste ano. O evento levantou debates, ideias e propostas voltadas a pessoas acima de 50 anos. A programação contou com palestras, sarau, atividades físicas, rodas de conversa e muito mais. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Educação também apresentou as atividades que oferece para esse público.

Movimento de Alfabetização de São Paulo – MOVA-SP

Esta forma de atendimento da Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil para estabelecer classes de alfabetização inicial e combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. As salas do MOVA-SP estão instaladas em espaços não escolares, como associações comunitárias, igrejas, creches, residências ou empresas.

As atividades educativas e culturais presenciais, nesses espaços, ocorrem de segunda a quinta-feira, por duas horas e meia, nos períodos da manhã, tarde ou noite. Depois de alfabetizados, as educandas e os educandos são orientados a dar continuidade aos estudos em escolas públicas de São Paulo.

Saúde Bucal
Fotografia com vários estudantes sentados em cadeiras verdes na quadra coberta da escola.

EMEF Humberto Dantas recebe Fórum Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cachoeirinha

Publicado em: 08/05/2024 4h23 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotos de músicos tocando instrumentos de fanfarra

SME abre inscrição para credenciamento de avaliadores musicais e coreográficos

Publicado em: 08/05/2024 9h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de crianças em uma grama verde manuseando terra.

Inscrições abertas para curso “Educação para Sustentabilidade na Primeira Infância”

Publicado em: 07/05/2024 7h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul onde se lê CEU - Centro Educacional Unificado.

Prefeitura de SP anuncia implantação do CEU Grajaú

Publicado em: 07/05/2024 5h58 - em Secretaria Municipal de Educação