Notícias

SME realiza a 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP

Abertura acontece neste sábado (23), a partir das 11h45, no São Paulo Expo; de 25 a 29 de setembro ocorrerão atividades nos territórios das 13 Diretorias Regionais de Educação

Publicado em: 21/09/2023 12h17 | Atualizado em: 28/09/2023
Imagem com cartaz de divulgação da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP 2023 - Combatendo Preconceito para Transformação Social

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Educação de Jovens e Adultos (DIEJA), realiza, entre os dias 23 e 29 de setembro, a 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP 2023 com o tema “Combatendo Preconceitos para Transformação Social”. O evento de abertura acontece no próximo sábado (23), das 11h45 às 19h10, no São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5,  Jabaquara, São Paulo.

São esperados cerca de 2 mil participantes, entre educandas, educandos, educadores, coordenadores e lideranças do MOVA e da Educação de Jovens e Adultos que irão ao evento em 42 ônibus vindos de todos os territórios da capital paulista.

Entre as atividades que ocorrerão na abertura da Semana estão exibição de documentário, danças folclóricas, apresentações artísticas e culturais, falas institucionais e relatos de sujeitos do MOVA-SP, no Palco Paulo Freire, além do baile de encerramento, com o forró contagiante do grupo Trio Beijo de Moça.

Durante a semana de 25 a 29 de setembro, as programações ocorrem de forma descentralizada em todas as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Serão gincanas, palestras, leitura de poesias,  troca de experiências, exibição de filme, rodas de conversa, palestras, oficina sobre valorização da cultura indígena e africana, apresentações culturais dos educandos, entre outros. 

Confira aqui a programação completa das DREs.

Também será possível acompanhar as transmissões ao vivo das atividades  no Canal do YouTube da DIEJA. Os conteúdos ficarão disponíveis para quem desejar assistir em momento posterior ao evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647