Notícias
Prefeitura de SP promove 20ª edição do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais
Evento reúne estudantes da Rede Municipal em diferentes categorias; abertura será nesta quinta-feira (31)
Publicado em: 30/08/2023 13h24 | Atualizado em: 30/08/2023
A 20ª edição do Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo – Edição 2023 – FEMIC SP 2023, será aberta oficialmente nesta quinta-feira (31), às 9h, no CEU Rosa da China.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos CEUs, consiste na apresentação de Grupos de Marcha, Grupos Especiais, de Concerto Instrumental e Corais, de escolas municipais de São Paulo e demais interessados. Neste ano, são 300 participantes inscritos.
A iniciativa tem como objetivo socializar experiências entre grupos musicais de diferentes regiões da cidade, promovendo seu desenvolvimento técnico e artístico.
Os inscritos estão divididos em quatro categorias: infantil destinadas às crianças matriculadas nas escolas municipais de Educação Infantil; estudantil 1 para os nascidos até 2011; estudantil 2 para os nascidos até 2007; e por fim, a categoria livre é aberta para corporações musicais que não pertencem à Rede Municipal.
O festival ocorre em duas etapas principais. A etapa regional, que será de agosto a novembro, servirá como uma fase seletiva, em que os grupos irão se apresentar em locais a serem definidos pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs).
A etapa final, marcada para dezembro, reunirá os talentos mais destacados em um grande espetáculo. Os locais para a etapa final serão anunciados em coordenação com a SME e as DREs.
Como funciona a seleção
A seleção dos grupos para a fase final será realizada por uma comissão avaliadora composta por especialistas da área musical. Cada DRE será responsável por organizar as fases regionais das eliminatórias. Grupos de diferentes categorias técnicas e etárias, como Grupos de Concerto, Grupos de Marcha e Musicalização, competirão para conquistar um lugar na Fase Final do festival.
O FEMIC SP 2023 abrange uma variedade de categorias técnicas e etárias, desde orquestras sinfônicas e grupos vocais até bandas marciais e corais infantis. Cada grupo terá a chance de se apresentar perante uma comissão de jurados, competindo não apenas pelo reconhecimento, mas também pela oportunidade de representar sua região na grande final do Festival.
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
CEU e COCEU
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Bom de Prova
EMEF Celso Leite Ribeiro Filho intensifica preparação dos estudantes para o Saeb 2025
Relacionadas
Prova SAEB: escolas da Rede Municipal podem reagendar a avaliação até segunda-feira
Publicado em: 30/10/2025 11h53 - em Bom de Prova
SME divulga os finalistas do Prêmio Educador em Destaque
Publicado em: 30/10/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem participa de lançamento de HQ inédita da Turma da Mônica Jovem
Publicado em: 30/10/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10
Publicado em: 29/10/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Coletivo de Dança Calcâneos estreia espetáculo que trata corpo, território e memória com sessões nos CEUs
Publicado em: 29/10/2025 10h09 - em CEU e COCEU