Notícias

EMEI Monteiro Lobato organiza ato antirracista e em promoção da cultura de paz

Comunidade escolar ocupou as ruas de Higienópolis em protesto a atos racistas

Publicado em: 22/06/2023 17h19 | Atualizado em: 22/06/2023
Fotografia do ato da EMEI Monteiro Lobato

Crianças, familiares, funcionários e comunidade se uniram nesta quinta-feira (22) em protesto às pichações com ataques racistas feitos na frente do prédio da Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato.

Carregando cartazes com frases em defesa da unidade e expondo desenhos feitos pelas crianças matriculadas, a comunidade escolar ocupou a rua da escola, situada no bairro Higienópolis. Também estiveram presentes crianças e educadores da EMEI Gabriel Prestes e de outras unidades educacionais do território do centro.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME) lamenta o ocorrido em torno da unidade e repudia qualquer ato de discriminação e racismo dentro ou fora do âmbito escolar. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será investigado.

Em apoio a escola, a assessora de articulação do gabinete da SME, Sueli Mondini, acompanhou o manifesto feito pela unidade. A Diretoria Regional de Educação também presta todo apoio necessário à comunidade escolar.

Política Educacional Antirracista

A SME possui um Currículo Antirracista, o documento “Orientações Pedagógicas: povos afro-brasileiros” que complementa a tríade de outras publicações já disponíveis que trata dos povos indígenas e dos povos migrantes. As documentos trazem exemplos práticos de como os profissionais de educação podem trabalhar o tema nas unidades escolares.

128 mil bonecas e bonecos negros e bolivianos foram comprados pela SME e destinadas às escolas de Educação Infantil, incluindo a unidades parcerias, para atividades de cunho pedagógico e antirracista. A coleção exclusiva foi confeccionada a partir dos princípios do currículo da cidade e do perfil dos alunos atendidos pelas escolas municipais

Mais de 700 mil livros literários sobre a temática étnico-racial compõem os acervos das escolas municipais e foram distribuídos entre os estudantes por meio do programa Minha Biblioteca.

Essas populações estão no foco dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, da SME, que tem por missão fomentar a educação antirracista e não xenofóbica, contribuindo para a valorização da diversidade e combatendo o racismo estrutural na sociedade a partir da educação, incidindo na formação das próximas gerações.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Duas pessoas com curativo no braço após doação de sangue

TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue 

Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem de imagens mostra mudas de plantas em recipientes para cultivo, um espaço educativo com colmeias e placas informativas sobre abelhas e painel expositivo com materiais e garrafas reutilizadas, relacionados a práticas de sustentabilidade e educação ambiental em ambiente escolar.

Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental  

Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Silhuetas de mulheres nos tons de roxo e rosa com a logo do Março Mulher

Março Mulher do CEU São Rafael reúne programação especial para mulheres da comunidade

Publicado em: 12/03/2026 11h47 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de duas senhoras idosas segurando livros e uma mulher entre eles olhando o livro.

Histórias de vida viram livro produzido por estudantes do CIEJA Rolando Boldrin 

Publicado em: 12/03/2026 11h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Estudantes com uniforme da prefeitura praticam basquete em uma quadra

Treinadores da NBA realizam oficina de basquete nas escolas

Publicado em: 11/03/2026 6h36 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.633