Notícias
Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana
Acesse a versão final do documento
Publicado em: 17/07/2017 12h31 | Atualizado em: 30/11/2020A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da COPED – Divisão de Educação Infantil, divulga a versão final do documento “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”.
O presente documento é fruto de um diálogo intenso e de escuta da Rede Municipal de Ensino em parceria com o Grupo de Trabalho – GT de escrita composto por representantes das 13 Diretorias Regionais de Educação – DREs, Equipes das DIPEDs – Divisões Pedagógicas, Diretores de Escola, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Assistentes de Diretor e Supervisores Escolares que acompanham as ações da Educação Infantil.
A articulação do GT de escrita, o diálogo com a Rede por meio dos Seminários (2013, 2014, 2015) e a devolutiva das Unidades Educacionais – UEs após a utilização do instrumento de autoavaliação no ano de 2015, tiveram como objetivo a elaboração conjunta dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que se propõem a auxiliar as Unidades de Educação Infantil no cuidadoso olhar sobre suas práticas.
O documento propõe a construção de uma cultura de Autoavaliação Institucional Participativa que contempla o envolvimento de todos os atores que integram as práticas educativas nas Unidades de Educação Infantil: bebês, crianças, suas famílias e responsáveis, docentes, gestoras e gestores, demais educadoras e educadores e a própria Secretaria Municipal de Educação, colaborando para o fortalecimento da gestão democrática e intensificando os diálogos entre as Unidades Educacionais, famílias/responsáveis, comunidade e destas com as DREs e SME.
Essa prática visa provocar a busca de transformações para garantir o direito à Educação Infantil pública de Qualidade Social a todos os bebês e crianças que vivem suas infâncias nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, que se configura hoje como umas das maiores Redes de Educação Pública da América Latina.
Acesse a versão final do documento clicando aqui.
I
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”
Secretaria Municipal de Educação
Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Diretoria Regional de Educação Butantã
3º Prêmio Lego Braille Bricks recebe inscrições de educadores com projetos escolares inclusivos
Relacionadas

EMEF Gilberto Dupas está de “Olho na COP30”
Publicado em: 01/08/2025 9h02 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Mês do Chocolate: Oficinas gratuitas do Programa Cozinha Escola chegam aos CEUs da capital paulista
Publicado em: 31/07/2025 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Programa Imprensa Jovem é experiência inspiradora de Educação Integral selecionada pelo MEC
Publicado em: 31/07/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Escolas Municipais convidam famílias para um momento de diálogo e parceria pela aprendizagem dos estudantes
Publicado em: 30/07/2025 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Boletim Pedagógico do 3º Bimestre chega para apoiar planejamento pedagógico das escolas
Publicado em: 30/07/2025 10h44 - em Secretaria Municipal de Educação