Notícias

CEI Maria Auxiliadora da Silva e as experiências na natureza

Natureza e criança: Possibilidades, vivências e descobertas

Publicado em: 14/12/2022 13h20 | Atualizado em: 07/03/2023

Ao longo do ano de 2022, as crianças do MGI e do MGII, em interação, vivenciaram diversas propostas com e na natureza. Destacamos as experiências do projeto “Natureza e criança: Possibilidades, vivências e descobertas”, onde observamos muito envolvimento das crianças.

Foto de crianças pequenas mexendo na horta

As professoras observaram que o grupo está com um olhar mais sensível e observador para a natureza e os animais. Acompanharam o ciclo de vida da lagarta e sua metamorfose em borboleta. Construíram uma horta vertical com plantio de sementes de alface, couve e morango. Acompanharam diariamente o processo, regando, observando o seu desenvolvimento e experimentando o contato e os cuidados com as plantas, até o dia em que colheram as primeiras folhas e prepararam uma deliciosa salada com as verduras que cuidaram ao longo deste ciclo.

Esse cuidado com a horta foi muito significativo, pois as professoras observaram que a maioria das crianças experimentou a salada de alface e couve, mesmo as que normalmente não experimentavam verduras, degustaram com interesse em descobrir novos sabores.

Fez parte deste projeto, também, o plantio da muda de abacate na área externa do CEI . A música “Lagarta Comilona” embalou esta vivência.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Portal (5)
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Publicado em: 08/01/2026 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Publicado em: 07/01/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Publicado em: 06/01/2026 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (1)

Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira

Publicado em: 05/01/2026 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.615