Notícias

Guia do curso Encantamento Literário por meio da Contação de Histórias

A Divisão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação Penha lança guia digital com percurso sobre Contação de Histórias e uso das Tecnologias para Aprendizagem

Publicado em: 19/12/2022 18h07 | Atualizado em: 07/03/2023
Fundo da imagem predominantemente rosa, com um desenho em azul representando um livro aberto, com flores, ramos, borboleta, estrelas.

A Divisão Pedagógica, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, lança guia baseado no curso “O Encantamento literário por meio da Contação de Histórias”, oferecido durante os anos de 2020, 2021 e 2022, pelas formadoras Paula Pagú, Fernanda Depizzol e Thalita Lopes. O curso teve boa adesão e aproveitamento por parte dos cursistas.

O intuito da ação foi proporcionar o estímulo a leitura, a contação de histórias pelos educadores e a utilização das tecnologias para aprendizagem para fortalecer e trazer aos estudantes um aprendizado repleto de significados.

Você, leitor, com acesso a este guia, terá a oportunidade de vivenciar etapas da contação de histórias de uma maneira lúdica e próxima da realidade dos estudantes.

Este material servirá de sugestão para você elaborar o seu próprio percurso pedagógico.

Veja aqui o guia completo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia ilustrativa de um espaço preparado para atividades culturais voltadas à primeira infância. No centro do ambiente há um tapete circular colorido, cercado por instrumentos de musicalização, como tambor e baquetas, além de materiais circenses, incluindo claves de malabarismo, bambolês, pratos de equilíbrio, tecidos coloridos e um balde decorado com estrelas. Ao fundo, destaca-se uma pequena tenda de circo nas cores vermelha, amarela e azul, além de colchonetes, estruturas de psicomotricidade e brinquedos distribuídos pelo espaço. A sala é ampla, iluminada por grandes janelas, e representa um ambiente lúdico destinado a experiências de teatro, musicalização, circo e desenvolvimento infantil.

Semana Municipal da Primeira Infância leva atrações culturais aos CEUs 

Publicado em: 07/08/2026 5h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes seguram bandeiras durante cerimônia esportiva em ginásio.

Olimpíadas Estudantis 2026 reúnem mais de 220 mil participações na maior edição da história

Publicado em: 07/08/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (35)

Participantes de Ju-Jitsu do CEU Vila Rubi representam o Brasil no Pan-Americano

Publicado em: 07/08/2026 1h58 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Imagem mostra um estudante da Rede Municipal de Ensino ajoelhado em uma horta, realizando o manejo de uma plantação de couve. A imagem destaca apenas o tronco, os braços e as mãos da estudante, sem exibir o rosto. Vestindo uniforme escolar nas cores branca e azul-marinho, a estudante toca cuidadosamente a terra ao redor das plantas. Ao fundo, outras hortaliças aparecem desfocadas, reforçando o ambiente de cultivo. A cena representa atividades de educação ambiental, agricultura urbana e aprendizagem prática relacionadas ao cuidado com a natureza e à alimentação saudável.

Rolê Agroecológico terá nova edição na Rede Municipal 

Publicado em: 07/08/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachado do Centro de Educação Infantil Heloisa Luck.

Região oeste de SP ganha duas novas unidades educacionais para ampliar o atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 06/08/2026 4h49 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

«1 2 3 1.685