Notícias
Prefeitura de SP amplia Mães Guardiãs para 5 mil vagas e direciona trabalho à busca ativa de estudantes da Rede Municipal
Neste ano, toda escola municipal, inclusive das unidades parceiras, terá apoio de mães da comunidade para combate à evasão escolar
Publicado em: 01/02/2023 15h32 | Atualizado em: 01/02/2023
A Prefeitura de São Paulo vai ampliar, a partir de março, o Programa Operação Trabalho (POT) Mães Guardiãs para 5.000 vagas e direcionar a função das mães em ações de apoio à busca ativa dos estudantes da Rede Municipal.
“A realização desse programa nas escolas surgiu em 2021 durante a pandemia para que as mães pudessem ajudar com os protocolos sanitários. Mesmo com o arrefecimento da pandemia, o prefeito Ricardo Nunes solicitou a continuação e a ampliação desse programa devido ao sucesso que foi levar as mães para dentro do ambiente escolar, garantindo a elas qualificação profissional e geração de renda”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
O programa é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Secretaria da Educação. As mulheres recebem bolsa-auxílio de R$ 1.386 para seis horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira.
“Após a fase crítica da pandemia as mães passarão a contribuir para a permanência das crianças nas escolas e fortalecimento de vínculos com as famílias. Nós dizemos que o pós-pandemia é como um pós-guerra. Precisamos de todos os esforços para manter a permanência e, consequentemente, o fortalecimento das aprendizagens”, destaca o secretário de Educação, Fernando Padula.
Nova função
As Mães Guardiãs irão realizar, prioritariamente, ações voltadas para a proteção do direito à escolarização, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares nos casos de frequência irregular. Além disso, irão colaborar para a boa convivência escolar dos estudantes, para o fortalecimento da atuação familiar, para a defesa dos direitos humanos e para o auxílio no cumprimento dos protocolos sanitários para a saúde coletiva.
As participantes receberão capacitação on-line pelo Portal do Cate e formação contínua sobre educação em diretos humanos pela Secretaria Municipal de Educação.
Para fazer parte do POT é necessário ter entre 18 e 59 anos, ser moradora da capital, estar desempregada há mais de quatro meses, sem receber seguro-desemprego. Outras exigências são ter renda de até meio salário mínimo por pessoa da família e pertencer à comunidade escolar.
A legislação atual prevê que as beneficiárias podem atuar no projeto por até 24 meses. Das 4.020 mães que fazem parte atualmente do POT Mães Guardiãs, cerca de 3 mil deixarão o programa em março de 2023, dando oportunidade para novas beneficiárias. Para garantir apoio e acolhimento às concluintes, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho vai organizar mutirões de emprego pelo Contrata SP, entre fevereiro e abril, para auxiliá-las no retorno ao mercado formal de trabalho. Além disso, também oferecerá cursos de qualificação gratuitos na Fundação Paulistana e apoio na formação empreendedora por meio da Ade Sampa.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026
Secretaria Municipal de Educação
Vem aí o III Seminário de Cultura na Educação
Programa Grêmio estudantil
Secretaria Municipal de Educação promove formação para orientadores de Grêmios Estudantis e reforça gestão democrática nas escolas
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra
Secretaria Municipal de Educação
CEUs abrem no feriado de 1º de maio com programação gratuita para toda a comunidade
Relacionadas
Estudantes da rede municipal participam da Gamescom Latam 2026
Publicado em: 01/05/2026 1h45 - em Secretaria Municipal de Educação
Vem aí o III Seminário de Cultura na Educação
Publicado em: 30/04/2026 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove formação para orientadores de Grêmios Estudantis e reforça gestão democrática nas escolas
Publicado em: 30/04/2026 1h20 - em Programa Grêmio estudantil
Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil
Publicado em: 30/04/2026 12h38 - em Secretaria Municipal de Educação
Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra
Publicado em: 30/04/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro