Notícias
Crianças da EMEI Monteiro Lobato concluem Educação Infantil com rito de passagem
Pizza, fogueira e ciranda com as famílias simbolizam o fim de um ciclo e início do 1º ano do Ensino Fundamental
Publicado em: 14/12/2022 15h42 | Atualizado em: 15/12/2022
O fim do ano para as crianças do último ano da EMEI Monteiro Lobato representa muito mais que a saída da Educação Infantil e a entrada no Ensino Fundamental. As profissionais da unidade veem o processo como o fim de um ciclo, por isso realizaram nesta terça-feira (13) a cerimônia do rito de passagem.
A ideia surgiu com a meta de dar uma segurança emocional de uma forma diferente da formatura tradicional, que já não se encaixa mais no modelo da rede municipal. O objetivo é deixar uma mensagem de alegria e gerar um sentimento de coragem para o início da próxima etapa de ensino.
Pelo fato de o evento acontecer depois do horário normal de funcionamento, foi necessária a colaboração com a comunidade escolar como um todo. “Os pais gostaram da ideia, se comprometeram em participar e fizeram até doações”, afirma a diretora Maria Claudia Vieira.
O rito começou na própria sala de referência, onde foi servido um jantar com pizza e suco. As crianças depois foram para o refeitório, onde foi montada uma roda para cantorias e contação da história “A menina da lanterna”. Em seguida, todas as crianças foram para o parque da unidade, onde foi preparada uma fogueira, queima de palha de aço, marshmallows e uma banda para apresentação.
Após este momento as famílias chegaram e puderam participar. Em seguida foi feita uma ciranda com todos e lanternas foram entregues, marcando o final da cerimônia.
O fogo foi um tema recorrente em toda a noite de rito. Para a diretora, isso carrega um significado forte. “O fogo, a luz e a chama são paralelos com a ideia de transformação passada pelas crianças nesta noite. Aí entra a fogueira, as lanternas e a queima da palha de aço”, afirma a diretora.
Importância pedagógica

Ao ingressar no ensino fundamental, o ambiente se difere tanto no espaço físico – maior, mais variado e com mais estudantes -, quanto no aprendizado, que num primeiro momento será focado no processo de alfabetização.
A Formadora da Divisão de Educação Infantil da SME, Ana Bárbara, acredita que o fim do ciclo de educação infantil não deve ser visto como uma ruptura brusca. “É preciso criar um ambiente onde a estrutura nova não seja vista como uma quebra, mas sim como um processo natural, de uma forma onde a ampliação das relações seja assimilada facilmente pelo estudante”, aponta a formadora.
A proposta do rito de passagem na EMEI Monteiro Lobato se encaixa na visão da Divisão Infantil, que por sua vez está em sintonia com o Currículo da Cidade. O documento de Educação Infantil explica: “cabe aos adultos propiciar às crianças confiança, segurança, boas expectativas para enfrentar os desafios que são colocados pelo crescimento e pelas mudanças educacionais que esse desenvolvimento propicia”.
Em relação à unidade educacional definida, é diferente da transição de Centro de Educação Infantil (CEI) para Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), onde as crianças permanecem em unidades da rede municipal.
A transição para o ensino fundamental inclui, desde 1998, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e também as escolas de ensino fundamental da rede estadual de São Paulo. No caso da EMEI em questão, as quatro escolas de ensino fundamental mais próximas são da rede estadual.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)
Secretaria Municipal de Educação
CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Professor da Rede Municipal transformou gerações com o xadrez e hoje contribui com a formação de docentes
Relacionadas

SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Publicado em: 23/07/2025 11h52 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Publicado em: 23/07/2025 11h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)
Publicado em: 23/07/2025 9h54 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)
Publicado em: 22/07/2025 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação
Publicado em: 22/07/2025 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação