SME abre inscrições para oficinas e palestras do VII Seminário e Mostra de Tecnologias

Evento que ocorre na USP na próxima semana terá uma série de ações como exposição de trabalho e maratonas e desafios de robótica e programação

Publicado em: 03/11/2022 16h31 | Atualizado em: 03/11/2022
Fotografia com três meninos montando um robô com peças de robótica. Um deles segura um controle remoto e aciona um botão que faz uma roda girar, os outros dois olham atentamente para o movimento do robô.

A Secretaria Municipal de Educação abriu as inscrições nesta quinta-feira (3) para o VII Seminário e Mostra de Tecnologias “Ação Promovendo a Reflexão” que ocorre no Centro de Pesquisa e Inovação / Inova USP nos dias 10 e 11 de novembro.

O evento vai reunir uma série de oficinas e palestras sobre educação maker, uso de tecnologias e recursos digitais, e aprendizagem centrada em problemas e baseadas em projetos. O objetivo é inspirar os educadores e estudantes que se mostram cada vez mais inventivos, criativos e protagonistas de sua aprendizagem.

Podem participar professores orientadores de educação digital (POED), professores regentes das variadas áreas de conhecimento, coordenadores pedagógicos, gestores e supervisores da Rede Municipal de SP. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro. Clique aqui e faça já sua inscrição.

Confira aqui a programação de oficinas.

Mostra e hackaton

Durante os dias 10 e 11 de novembro, os estudantes da Rede Municipal vão expor os trabalhos produzidos para a Mostra de Tecnologias. Há exemplos como robôs, projetos criados na impressora 3D, vídeos, protótipos de Cidades Inteligentes e utilizando e-lixo.

O evento ainda terá a JAM de robótica, que já se tornou uma tradição onde as equipes que mesclam estudantes de diferentes gêneros e idades participam de uma maratona de robótica com oito horas de duração.
Haverá também o hackaton em que os alunos precisam resolver um desafio de programação divididos em equipes de cinco integrantes acompanhadas de um professor responsável.

Embora a programação e o pensamento computacional sejam ferramentas de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que por isso precisam ser trabalhadas pelas escolas, elas já estavam previstas pelo Currículo da Cidade e são aplicadas na Rede Municipal desde 2017.

VII Seminário e Mostra de Tecnologias
Dias 10 e 11 de novembro
Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP/ Centro de Difusão Internacional (CDI)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310/370, Butantã, São Paulo