Notícias

SME lança desafio para desenvolvimento de aplicativo de cardápio escolar

Inscrições abertas até 21 de maio; desafio é melhorar a disponibilização de informações sobre o cardápio escolar

Publicado em: 09/05/2017 11h31 | Atualizado em: 30/11/2020

SME_lanca_desafio_para_desenvolvimento_de_aplicativo_de_cardapio_escolar_740_x_430.jpg

Até 21 de maio, equipes que tenham interesse em contribuir para a melhoria da educação pública por meio da tecnologia podem se inscrever na 1ª Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital.

Em sua primeira edição, a Seleção de Inovação Tecnológica do Pátio Digital propõe o desafio de desenvolver uma solução de software para que a informação sobre o cardápio escolar seja mais acessível. A iniciativa conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO no Brasil.

Podem concorrer equipes de 2 até 5 pessoas. Após um processo participativo que envolve uma mini-maratona e imersão no tema, técnicos da área e responsáveis pela política de alimentação escolar no município e a UNESCO vão selecionar a equipe vencedora, que deve implementar a solução tecnológica por meio de consultoria UNESCO.

Clique aqui para acessar o edital.

Cardápio Escolar – Todos os dias, a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferece mais de dois milhões de refeições aos educandos da Rede Municipal de Ensino, em um complexo sistema de contratação e distribuição que envolve três diferentes modelos de gestão.

A informação sobre quais refeições são previstas semanalmente é de fundamental importância para o acompanhamento nutricional por parte de pais e mães, além de ser imprescindível para o controle da prestação desse serviço por parte da sociedade. Publicado em Diário Oficial, hoje o cardápio escolar está em formato pouco acessível aos cidadãos.

Pátio Digital – A Seleção de Apps faz parte do Pátio Digital, Política de Governo Aberto da SME lançada em 18 de abril. Por meio da colaboração entre governo e sociedade, da inovação tecnológica e de transparência, a SME vai realizar uma série de ações para a melhoria da educação pública municipal. O projeto prevê a abertura de dados públicos, encontros abertos à participação de quaisquer interessados, desenvolvimento de aplicativos e lançamento de editais para a cooperação técnica em pesquisa.

Saiba mais sobre o Pátio Digital: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br

Inscrições e regulamento da Seleção de Apps: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/selecaodeapps/

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641