Notícias
Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras
O evento “Hoje é dia de Marina” será em setembro e celebrará a vida e obra da escritora; AELs já podem inscrever as suas apresentações
Publicado em: 12/08/2022 12h43 | Atualizado em: 12/08/2022
Escolas participantes do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) podem homenagear a escritora Marina Colasanti no CEU Casa Blanca, no dia 29 de setembro, a partir das 14 horas.
O objetivo do evento, que é anualmente promovido pela AEL, é homenagear autoras e autores de nossa literatura ainda em vida. Em outros anos, já houve homenagem a Lygia Fagundes Telles, Walcyr Carrasco, Jô Soares e Ziraldo.
“Poder celebrar uma obra com o artista ainda vivo mostra aos acadêmicos de nossas AELs que a literatura é viva e atual, além do homenageado também poder receber todo o carinho desses estudantes”, afirma Guilherme Cunha de Carvalho, coordenador do projeto AEL em SME.
A homenagem a Marina Colasanti também marca o ano de volta a eventos presenciais das academias. “Durante a pandemia, as academias mantiveram suas atividades de maneira remota, porém, nada substitui os encontros presenciais, nos quais os acadêmicos podem prestigiar outras academias e celebrar a obra de uma grande escritora, como Marina Colasanti”, afirma Samir Mustapha, coordenador do projeto AEL em SME.
As academias que prepararam apresentações em homenagem a Marina Colasanti deverão se inscrever no link abaixo: https://forms.gle/gsv5iY83tQjsDA897
Quem é Marina Colasanti?
Marina Colasanti nasceu em 1937 e se tornou uma grande escritora da nossa literatura. Contista, jornalista e tradutora, Colasanti já recebeu dezenas de prêmios literários, como o Jabuti em 1993, 1994, 1997, 2009, 2010, 2011 e, em 2014, venceu o prêmio na categoria Livro do Ano de Ficção. Seu livro de contos “Uma Ideia Toda Azul” recebeu o prêmio “O Melhor para o Jovem”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Em 2010, recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro Passageira em trânsito. Em 2017, ela recebeu o 13º Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil.
Em sua obra, Colasanti trata de temas diversos da experiência humana, como o amor e a necessidade da arte em nossas vidas, refletindo, principalmente, sobre a condição feminina.
Hoje é Dia de Marina Colasanti
Data: 29 de setembro
Horário: 14 horas
Local: CEU Casa Blanca (R. João Damasceno, 85 – Vila das Belezas, São Paulo)
Inscrições para AELs que vão se apresentar: até 1 de setembro pelo link: https://forms.gle/gsv5iY83tQjsDA897
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU Carrão reuniu profissionais de diversas áreas para discutir políticas públicas para enfrentar mudanças climáticas nos ambientes educacionais
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada
Secretaria Municipal de Educação
Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta
Secretaria Municipal de Educação
Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paulo Freire 2025
Relacionadas

CEU Carrão reuniu profissionais de diversas áreas para discutir políticas públicas para enfrentar mudanças climáticas nos ambientes educacionais
Publicado em: 17/04/2025 10h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Centros de Educação Infantil da DRE São Mateus realizam reunião pedagógica integrada
Publicado em: 16/04/2025 4h52 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Projeto da EMEI Edalzir Sampaio Liporoni estimula investigação sobre insetos e horta
Publicado em: 16/04/2025 1h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Cursos profissionalizantes do CMCT estão com inscrições abertas
Publicado em: 14/04/2025 5h29 - em Secretaria Municipal de Educação

CEU Vila do Sol abre inscrições para a 4ª Edição do Concurso da Melhor Idade
Publicado em: 14/04/2025 5h18 - em Secretaria Municipal de Educação