Notícias

30 CEUS recebem Festa Literária entre os meses de agosto e outubro

Primeira edição da FLICEUs tem como tema o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Publicado em: 08/08/2022 11h42 | Atualizado em: 08/08/2022
banner com logomarca da FLICEUs Festa Literária dos CEUs

Entre os meses de agosto e outubro, será promovida na cidade de São Paulo as FLICEUs  – as Festas Literárias dos CEUs, nos Centros Educacionais Unificados da capital. Em sua primeira edição, o tema central é o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e contará com atividades culturais que dialogam com obras literárias. A programação começa nesta terça-feira (9), no CEU Jambeiro, em Guaianases, zona leste. 

O primeiro dia contará com diversas participações. Na parte da manhã os estudantes de Academias Estudantis de Letras (AELs) e do Projeto Guri farão apresentações literárias e musicais. O ator Pascoal da Conceição, nacionalmente conhecido por interpretar o escritor Mário de Andrade na televisão e no teatro apresentará a peça “Mário de Andrade Desce aos infernos”. A tarde, haverá oficina de caligrafia com José Ricardo Sukadolnik, show de samba com Jéssica Américo, roda de conversa com o escritor Ulisses Vakirtzis e oficina de Street Dance, com Kaique Coutinho. 

Confira a programação completa de abertura, no dia 9 de agosto, no CEU Jambeiro. 

A programação da FLICEU será desenvolvida em 30 unidades dos CEUs espalhadas por toda a cidade. Entre outras atividades, haverá saraus, contação de histórias, rodas de conversa, batalhas de SLAM, oficinas, palestras, debates, shows, atividades mediação de leitura, além de apresentação dos Estudantes das Academias Estudantis de Letras e dos polos das Universidades dos CEUS (UNICEU). 

A proposta é que, a partir das diversas expressões artísticas e culturais, a população dos territórios dos CEUs tenha acesso a atividades que extrapolam a expressão escrita e os gêneros textuais e se desdobram em outras linguagens. A ideia é ampliar o repertório cultural e estimular a curiosidade pela leitura e pela escrita, o desejo de conhecer personagens e personalidades do universo literário. 

 A FLICEU é organizada pela Divisão de Cultura (DIAC) da Coordenadoria do CEUS (COCEU), conjuntamente com as Diretorias Regionais de Educação, as 58 unidades dos CEUs e suas bibliotecas. 

Confira alguns destaques da programação da FLICEUs 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

O que fazer no feriado? CEUs têm programação gratuita em todas as regiões de SP

Publicado em: 02/04/2026 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma criança com um livro nas mãos. Ela olha para o lado e ao redor dela há brinquedos em madeira.
Imagem com fundo rosa escuro e branco e o texto
Imagem de uma criança pequena sentada à mesa, concentrada enquanto escreve ou desenha em uma folha de papel. Ao lado, uma mulher observa atentamente e oferece apoio, com expressão de cuidado e orientação. Ao fundo, outras pessoas aparecem desfocadas, sugerindo um ambiente escolar. A cena transmite um momento de aprendizagem e acompanhamento individual.

São Paulo avança na alfabetização e supera meta do MEC 

Publicado em: 01/04/2026 6h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um evento em ambiente interno, com duas mulheres sentadas em poltronas à frente de uma plateia. Uma delas fala ao microfone enquanto gesticula, e a outra escuta atentamente. Ao fundo, há uma projeção em tela com informações sobre alfabetização, incluindo texto institucional e a foto de uma mulher. Na frente das palestrantes, há pequenas mesas com copos e jarros de água. O público está sentado, de costas para a câmera, acompanhando a apresentação.

SME institui grupo de trabalho para fortalecer a política de alfabetização na rede municipal 

Publicado em: 01/04/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.641