Notícias

Paulina Chiziane, vencedora do prêmio Camões, participa de bate-papo no estande da SME na Bienal do Livro

Ação com a escritora moçambicana acontece nesta terça-feira, às 15 horas

Publicado em: 05/07/2022 11h00 | Atualizado em: 06/07/2022
sobre um fundo azul e amarelo, uma foto da escritora Paulina Chiziane e da capa de seu livro, o alegre canto da perdiz

A escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do mais importante prêmio da literatura em Língua Portuguesa, marcará presença nesta terça-feira, às 15 horas, no estande da Secretaria Municipal de Educação. O bate-papo com a autora discutirá a literatura moçambicana presente nas escolas.

Chiziane foi a vencedora do Prêmio Camões em 2021 pelo conjunto da sua obra.
É a primeira mulher africana a vencer o prêmio, além de ser considerada uma das principais vozes da ficção africana.

Para falar com a autora, a SME convidou a pesquisadora e professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino, Patrícia Anunciada. A educadora atualmente desenvolve estudos na área de Literatura Afro-brasileira e Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Clube de leitura
O livro da autora moçambicana “Alegre canto da perdiz” faz parte do acervo do “Clube de leitura: Leia, professora! Leia, professor!”. O clube é uma ação da SME que visa promover a leitura literária entre os educadores por meio de atividade social de leitura, com vistas ao engajamento e desenvolvimento do comportamento leitor.

Foram comprados mais de 446 mil livros para esta ação. Todas as Unidades Educacionais da Rede Municipal, diretas e parceiras, receberão doze títulos diferentes com dez exemplares de cada para compor seu acervo. Fazem parte da coleção obras de Conceição Evaristo, Clarice Lispector, Itamar Vieira Junior, entre outros.

Acesse aqui a página da SME na Bienal e saiba mais informações

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Diálogos Em Rede

Diálogos com a Rede debate equidade no cotidiano da Educação Infantil

Publicado em: 29/04/2026 5h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Orientação Pedagógica Adolescências

SME faz pré-lançamento da Orientação Pedagógica Aprender e Ensinar nas Adolescências 

Publicado em: 29/04/2026 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma turma de meninas com suas saias rodadas de chita colorida na quadra da escola.

Dia da Dança: Manifestações culturais enriquecem aprendizagem de estudantes de escola do Capão Redondo

Publicado em: 29/04/2026 5h25 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Inteligência Artificial Matemática

Projeto com uso de inteligência artificial fortalece aprendizagem em Matemática na rede municipal 

Publicado em: 29/04/2026 1h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Natação (1)

Estudantes da rede pública de São Paulo terão aulas de natação com Thiago Pereira

Publicado em: 28/04/2026 2h29 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.651