Notícias

Invasão dos “makers” na Campus Party 2017

Imprensa Jovem da EMEF Enzo Antônio Silvestrin confere a expansão do movimento Maker e se aprofunda nesse universo

Publicado em: 22/02/2017 15h32 | Atualizado em: 30/11/2020

invasao_dos_makers_campus_party_2017_740_x_430.jpg

Matéria produzida pela equipe de Imprensa Jovem da EMEF Enzo Antônio Silvestrin

A Campus Party deste ano foi invadida pelos “makers”. Para nós, repórteres, é um universo em expansão. O salão principal da Campus Open atraiu coletivos makers que mostraram suas ideias de produtos e serviços. E esse crescente mercado de fazedores ganha cada vez mais espaço em São Paulo. São diversas oficinas com pacote de aulas e suporte para desenvolver seu próprio projeto.

Mas o que é maker? A Juliana, do Engenho Maker, esclareceu pra gente. “Maker é uma palavra em inglês para fazedor”, ou seja, gente que faz coisas. E o movimento parte do princípio de que pessoas comuns podem realizar projetos de construção e alteração de diversos tipos de coisas: de pratos culinários até robótica.


Para o professor Maurício, da MultiSchool, a internet ajuda muito quando se quer pôr a mão na massa pois há muitos tutoriais e conteúdos disponíveis. Sintetizá-los e utilizá-los da melhor forma também é uma tarefa maker.

Partindo desse conceito sobre makers, avistamos a batalha de robôs. Os fazedores estão expandindo os horizontes. Aqui, cada um faz o seu robô. As equipes possuem diversos integrantes e eles estudam e constroem um robô pra a batalha. Ele tem que suportar os 3 minutos da luta e continuar funcionando.

O estudante Douglas Piva, da CEFET-MG, garante que o objetivo dessa batalha não é só ganhar, mas revisar o projeto e torná-lo cada vez melhor. Ele se considera um maker pois está constantemente aprendendo a fazer algo e desenvolve na prática seus projetos.

A Prefeitura de São Paulo esteve presente no evento. No seu estande foi montado um laboratório experimental do FabLab. A iniciativa mantém, até o momento, 12 laboratórios com profissionais para ajudar a desenvolver projetos com os participantes das oficinas, oferecidas gratuitamente.

Alunos repórteres

Isaac Santos

Mellissa Evellyn

Michael Silva

Janaina Rodrigues

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Piscina Ceu Meninos
Foto Professores com bebês brincando
fotografia ilustrativa de uma professora em sala de aula

SME divulga cronograma da atribuição de aulas para 2026

Publicado em: 22/12/2025 10h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

SME convoca professores aprovados em concurso para escolha de vagas em 2026

Publicado em: 19/12/2025 5h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (2)

Estudantes da EMEF Vinicius de Moraes são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado em: 19/12/2025 3h16 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.613