Notícias
SME promove o Junho Migrante com rodas de conversa sobre migração
Encontros vão discutir acolhimento na Educação Infantil e desafios no Ensino Fundamental; escolas municipais atendem mais de 8 mil estudantes migrantes
Publicado em: 21/06/2022 12h16 | Atualizado em: 21/06/2022
A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça-feira (21) e nesta quarta-feira (22) duas rodas de conversa virtuais sobre migração na Educação Infantil e no Ensino Fundamental voltadas aos educadores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário neste link.
Os eventos fazem parte da programação Junho Migrante 2022: Diálogos para uma educação intercultural promovido pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Eles ocorrem em celebração ao Dia Mundial da(o) Migrante e o Dia Mundial da(o) Refugiado(a) comemorados em 19 e 20 de junho, respectivamente.
As rodas de conversa pretendem estimular reflexões e trocas de experiências sobre práticas de acolhimento a migrantes já realizadas na rede.
Neste ano, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo possui 8435 estudantes migrantes matriculados de cerca de 100 nacionalidades. Entre elas, a mais representativa é a boliviana, seguida da haitiana, e há também um número significativo de estudantes originários da Venezuela, Angola, Paraguai, Peru, Argentina, Japão, Colômbia e Estados Unidos da América.
Veja mais informações sobre as rodas de conversa:
Dia 1 – Infâncias e migração: acolhimento nas Unidades de Educação Infantil
Público alvo: Profissionais que atuam nos CEIs e EMEIs (Rede direta e parceira)
21/06 – 19h30 às 21h
Participantes:
Tabita Lopes – Cientista social, mestra pela UNIFESP, técnica em Educação e Formação do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes.
Carolinne Mendes da Silva – professora de história doutora e mestra pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), está à frente dos Povos Migrantes no NEER (Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais) da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Dia 2 – Migração e interculturalidade: diálogos possíveis no Ensino Fundamental
Público alvo: Profissionais que atuam nas EMEFs, EMEFMs e CIEJAs
22/06 – 12h às 13h30
Participantes:
Tabita Lopes – Cientista social, mestra pela UNIFESP, técnica em Educação e Formação do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes.
Ana Katy Lazare Gabriel – Doutoranda em Linguagem, Educação e Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação e Linguagem pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professora de português para imigrantes e refugiados na extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Está à frente do Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP) da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar oferece atividades voltadas à saúde da mulher
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade
Secretaria Municipal de Educação
TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Março Mulher do CEU São Rafael reúne programação especial para mulheres da comunidade
Relacionadas
SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental
Publicado em: 13/03/2026 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Azul da Cor do Mar oferece atividades voltadas à saúde da mulher
Publicado em: 13/03/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade
Publicado em: 13/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus
TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue
Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental
Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga