Notícias

Projeto Cartas na EMEF Almirante Ary Parreiras

Iniciativa explora a leitura e a escrita associadas ao uso das tecnologias

Publicado em: 26/12/2016 12h23 | Atualizado em: 30/11/2020

projeto_cartas_740_x_430.jpg

No dia 24 de novembro, os alunos dos 4ºs anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Ary Parreiras, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro receberam a visita de representantes dos Correios como finalização do “Projeto Cartas”.

A iniciativa, desenvolvida pela Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) Débora Denise Dias Garofalo em parceria com os professores generalistas Luciano Ianguas, Jennifer Blau e Lilian Souza há dois anos, explora a leitura e a escrita associadas ao uso das tecnologias.

“Foram trabalhados com os alunos conceitos de carta formal e informal, explorando a competência leitora e escritora. Para que este momento de aprendizagem se tornasse significativo, os alunos assistiram a um episódio do Quintal da Cultura, identificaram seus personagens preferidos e tiveram a oportunidade de contarem, por meio de cartas, as suas próprias histórias, além de perguntarem curiosidades sobre o programa utilizando as tecnologias como recurso para escrever as cartas e também ilustrar”, conta a professora Débora.

Na visita à escola, os representantes dos Correios narraram a história da instituição e dos selos, explicaram o processo de envio de uma carta e se responsabilizaram por encaminhar as cartas produzidas pelos alunos até o destinatário.

Veja mais fotos do projeto clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem em pé no placo falando ao microfone e ao fundo projetado em um teláo o texto

SME realiza formação sobre atualização curricular do Ensino Fundamental 

Publicado em: 13/03/2026 3h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com uma mulher negra em destaque centralizado e o fundo com a fachada de um CEU.

CEU Azul da Cor do Mar oferece atividades voltadas à saúde da mulher

Publicado em: 13/03/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia com várias meninas e meninos. Eles estão em frente a uma lousa de vidro e seguram envelopes de cartas.

Cartas que aproximam: projeto fortalece leitura, escrita e vínculo entre escola e comunidade 

Publicado em: 13/03/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Duas pessoas com curativo no braço após doação de sangue

TCM realiza Campanha de Doação de Sangue 2026 em parceria com a Fundação Pró-Sangue 

Publicado em: 12/03/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem de imagens mostra mudas de plantas em recipientes para cultivo, um espaço educativo com colmeias e placas informativas sobre abelhas e painel expositivo com materiais e garrafas reutilizadas, relacionados a práticas de sustentabilidade e educação ambiental em ambiente escolar.

Tecnologias Sustentáveis transforma escola da zona sul em referência de educação ambiental  

Publicado em: 12/03/2026 3h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.633