Notícias

Escolas promovem melhorias e reformas com verbas do PTRF para o retorno das aulas

Revitalização de laboratórios, pintura de paredes e criação de novos espaços estão entre investimentos realizados para este ano letivo

Publicado em: 07/02/2022 18h06 | Atualizado em: 07/02/2022

 

Fotografia de uma sala de artes com duas mesas coletivas, ao fundo parede com pintura nas cores azul, amarela, vermelha, verde, entre outras. Ao redor das mesas estudantes sentados em suas cadeiras fazendo atividade de Arte com materiais como cola, glitter, palitos de sorvete, etc.

Com as verbas do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF), as escolas da Rede Municipal promoveram melhorias e manutenções para o retorno das aulas nesta segunda-feira (7). Mais de 1 milhão de estudantes iniciaram o ano letivo de 2022 hoje.
O recurso é destinado para que as unidades façam, de forma mais ágil, a manutenção e pequenos reparos, aquisição de materiais e equipamentos para os projetos pedagógicos e materiais de consumo necessários ao funcionamento da unidade.
Para o início deste ano letivo, a equipe gestora da EMEF Fernando Azevedo, da DRE São Miguel, revitalizou o atelier de artes, o Laboratório de Educação Digital, as salas de educação física e de vídeo e também a horta pedagógica. Ainda neste primeiro semestre, a previsão é que ocorram melhorias e uma nova decoração nas salas de leitura, geografia e também no Laboratório de Ciências.
“As salas de aulas com objetivos educacionais específicos para cada componente curricular ampliam as motivações e possibilidades de aprendizagens dos estudantes”, explica o diretor Fábio Schlinkert.

Mais banheiros e novos espaços
Na EMEF Áurea Ribeiro, da DRE Ipiranga, as obras iniciadas em dezembro do ano passado, terminaram na semana passada para que os mais 600 alunos desfrutem de todas as novidades. “Além das reformas, criamos novos espaços como o Laboratório de Ciências”, diz Michelly Francini Brassaroto do Amaral, diretora da unidade.
Todas as salas foram pintadas e receberam lousas de vidro. Os banheiros também foram readequados com novas pias e dispensers para sabonete e agora cada andar possui um sanitário próprio. Michelly concluiu que o trabalho foi possível graças à união de esforços de toda a equipe, que estava empenhada em entregar o melhor para a EMEF.

Salas e paredes poéticas
As paredes e portas das 17 salas de aula da EMEF Madre Joana Angélica de Jesus, DRE Guaianases, ganharam imagens e frases célebres de personalidades como Machado de Assis e Cecília Meireles. Os nomes dos homenageados saíram de uma eleição feita no fim do ano passado, e foram aprovados pelo conselho da escola. As salas ainda receberam novas cortinas coloridas e pinturas nos armários. Tudo feito com a verba do PRTF.
A diretora Ana Paula Lopes Gomes conta que a equipe gestora é muito atenta a todos os detalhes do trabalho. “No pátio, sobre a mesa, onde os alunos fazem as refeições, colocamos flores junto com o jogo americano. É o tipo de detalhe que faz diferença no dia a dia. Nossa escola completou 60 anos, é tradicional no bairro, todos conhecem e por isso tem a carga emocional da comunidade.”

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes participam de uma atividade de vôlei inclusivo em uma quadra escolar. Entre eles, um aluno em cadeira de rodas integra a dinâmica do jogo junto aos colegas, que acompanham o movimento da bola

Projeto de vôlei inclusivo transforma a rotina escolar na EMEF Cleómenes Campos 

Publicado em: 09/03/2026 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.632