Notícias

SME testa projeto de pesquisa para aplicação de avaliação em formato informatizado

Teste Adaptativo Informatizado (TAI) foi iniciado em 15 EMEFs da zona leste de São Paulo.

Publicado em: 02/12/2016 12h07 | Atualizado em: 30/11/2020
tai_740_x_430.jpg

Entre os dias 09 e 30 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo aplicou, em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), o Teste Adaptativo Informatizado (TAI) – uma avaliação com foco nos primeiros anos de escolarização que identifica lacunas nos processos avaliativos e seus decorrentes impactos negativos para o aprendizado de todas as crianças.

A avaliação procura, de um lado, apoiar-se na Provinha Brasil, instrumento de avaliação diagnóstica do nível de alfabetização e, de outro, na necessidade de ultrapassar os limites impostos pelos instrumentos de avaliação baseados no que se convencionou chamar de provas em lápis-e-papel para apontar o horizonte dos Testes Adaptativos Informatizados, com imagens em alta resolução e recurso de áudio e vídeo.

“O objetivo é a produção de uma versão eletrônica da Provinha Brasil, cujo formato ainda é inexistente na educação brasileira, de tal modo que seja uma ferramenta disseminada entre professores dos anos iniciais do ensino fundamental com vistas a enfrentar o que se pode localizar com um desafio da escola brasileira – intervenções pontuais nas dificuldades dos alunos”, enfatiza Suzandayse Cesarino Lovotrico, Diretora do Núcleo Técnico de Avaliação da SME.

O TAI se configura como um recurso que permite testar o conhecimento de um respondente que, durante o teste, recebe um determinado item cujo nível de dificuldade depende da resposta dada ao item anterior, permitindo gerar uma medida de proficiência mais precisa e de forma mais rápida.

Inicialmente, foram convidadas 15 EMEFs localizadas nas Diretorias Regionais de Educação (DRE) Penha e São Miguel Paulista. Participam dos testes alunos dos primeiros e segundos anos do Ciclo de Alfabetização. Os professores alfabetizadores das duas séries iniciais passaram por processo formativo sobre avaliação e matriz de avaliação. A partir da experiência vivenciada abre-se a perspectiva para a implantação de provas eletrônicas, bem como TAI para na Rede Municipal de Ensino.

Participam da etapa de testes as EMEFs:
Carlos Pasquale, Prof.
Raimundo Correia
Antonio Carlos de Andrada e Silva
Armando Cridey Righetti
Virgilio de Mello Franco
Jose Bento de Assis, Prof.
Vila Jacui
Luis Saia, Arq.
Analia Franco Bastos
Jose Carlos de Figueiredo Ferraz, Pref.
Henrique Pegado, Prof.
Rosangela Rodrigues Vieira, Profa.
Cecilia Meireles
Assad Abdala
Emiliano Di Cavalcanti

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673