Notícias

EMEI Ítalo Bettarello desenvolve Projetos Sociais

Projetos desenvolvidos pela EMEI Ítalo Bettarello visam exploração da cultura através de questões sociais.

Publicado em: 02/12/2016 11h55 | Atualizado em: 30/11/2020
EMEI_italo_bettarello_desenvolve_projetos_sociais_740_x_430.jpg

No dia 19 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Ítalo Bettarello da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã-Tremembé finalizou suas atividades pedagógicas com uma festa e exposições dos trabalhos realizados durante todo o ano de 2016.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão os projetos: “Conhecendo Gustavo Rosa”, “Era uma vez… Na África”, “Brincando com Música e Poesia” e “Trânsito Seguro”. Os projetos, cada um com suas particularidades têm como objetivo explorar a diversidade cultural no Brasil.

Era uma vez na África – Desenvolvido pelas professoras Gorete Bezerra de Melo, Eleine dos Santos Silva, Heloisa Mara Georgina Cordeiro Passos e Patrícia Trindade Sant’Anna, o projeto “Era uma vez na África” tem como objetivo trabalhar e explorar a diversidade cultural existente no Brasil. Segundo as professoras, esta exploração proporciona às crianças o contato com outras culturas e consequentemente com o novo, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um.

As professoras explicam que no projeto são feitas referências quanto à construção de cada indivíduo, sem distinção ou preconceitos. Este trabalho, segundo elas, começa pelo nome, seguido das características físicas, modos de agir, pensar e da história pessoal de cada um.

Projeto Trânsito Seguro – Segundo a professora Neide Fernandes de Faria Neira, criadora do projeto, o “Trânsito Seguro” tem como objetivo “sensibilizar, conscientizar, desenvolver responsabilidade e respeito no trânsito das crianças, famílias e comunidade escolar”. Além disso, Neide explica que o projeto também pretende “incentivar e construir atitudes de prevenção de acidentes de crianças e adolescentes no transporte em carros, perua escolar, como pedestre, ciclista e contribuir para a redução de acidentes no trânsito”, completa.

Brincando com Música e Poesia – O projeto desenvolvido pelas professoras Priscila Souza Martorello Azevedo, Patrícia Claudia da Silva, Olivia Cardoso Cruz Conceição, Viviani Cibele Stahelim Derks e Mayra Cristina Lopes tem como objetivo aprimorar a sensibilidade das crianças, bem como sua concentração e memória, além de ampliar a linguagem oral, visual e corporal delas.

As professoras explicaram que realizaram atividades e brincadeiras envolvendo as canções trabalhadas durante o ano. Segundo as professoras, as atividades foram feitas de duas maneiras: dirigidas pelas educadoras, como por exemplo, os ensaios para a apresentação na Mostra Cultural e sem intervenção das professoras, como por exemplo, os alunos e alunas dançavam livremente por espaços diferenciados.

Conhecendo Gustavo Rosa – Amanda Fioranti, realizadora do projeto explicou que “foram feitas releituras livres de obras específicas e, em outro momento, das obras que as crianças mais gostaram do artista. Como produto final do projeto, foi feita uma releitura coletiva da obra “Flores enrolados no jornal” (2004), para ser exposta na Mostra Cultural”.

“Todos participaram com muitas empolgação e criatividade de todas as atividades realizadas e é notável o aprimoramento do traçado do desenho de cada criança”, destacou Amanda. 

Confira a galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com duas imagens de bebês em atividade com livros infantis. À esquerda, uma criança pequena, vista de cima, segura um livro ilustrado aberto no chão, com desenhos coloridos dos Três Porquinhos. À direita, um grupo de bebês está reunido sobre um tapete, interagindo com outro livro ilustrado da mesma história, tocando as imagens com as mãos. As crianças aparecem em diferentes posições, explorando o material de forma coletiva. O ambiente sugere um espaço de educação infantil, com foco em atividades sensoriais e de leitura.

Releitura de Os Três Porquinhos promove descobertas no berçário do CEI Jardim Adutora

Publicado em: 31/03/2026 12h44 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Diálogos Em Rede
Roda de conversa de crianças pequenas sentadas no chão com a professora para leitura de uma história.

Escola Infantil lança projeto permanente para público-alvo da Educação Especial 

Publicado em: 30/03/2026 4h58 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Curso Linguagem Cultura Escrita

SME oferece 900 vagas para curso online sobre linguagem e cultura escrita na Educação Infantil 

Publicado em: 30/03/2026 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência

Publicado em: 27/03/2026 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.640