Notícias
Estudantes da zona Sul da capital espalham poesias pelos corredores da escola
Entre as ações da unidade, houve a visita do poeta Sérgio Vaz, que ampliou o repertório literário e estimulou a produção de poesias autorais
Publicado em: 18/11/2021 10h20 | Atualizado em: 18/11/2021
Desde o início do ano, nas aulas presenciais e online da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adhemar de Barros, no Jardim Catanduva, na zona sul da capital, a poesia tem um lugar especial. Os educadores escolhem para apresentar aos estudantes desde textos de escritores canônicos até os contemporâneos e contemporâneos periféricos, com a intenção de aumentar o repertório, estimular o gosto e a produção de textos literários.
As ações de estímulo literário estão intensificadas com as turmas dos 6ºs ao 9º anos nas aulas de Língua Portuguesa do professor Fábio Barreto e nas de Sala de Leitura, da professora Nildete Andrade da Silva. O planejamento das atividades é feito de forma coletiva com a intenção de ampliar as possibilidades de aprendizagens. Durante este período, Sérgio Vaz é um dos escritores mais citados e apresentados nestas aulas.
Intervenções na escola
Para intensificar o contato com as poesias, o professor de Língua Portuguesa conseguiu com Sérgio Vaz alguns cartões e cartazes com textos do poeta. Os cartões foram distribuídos para todos os alunos da unidade e os cartazes foram colados em diferentes locais da escola para incentivar o contato e a leitura literária. Poesias de outros escritores também foram reproduzidas em cartazes para serem afixados nas paredes da escola. As atividades têm o apoio de toda a equipe gestora e de apoio.
Visita do poeta Sérgio Vaz
No dia 8 de novembro, a poesia periférica de Sérgio Vaz envolveu estudantes e educadores da EMEF. Na ocasião, o poeta visitou a escola e ofereceu a oficina literária: “Poesia Contra a Violência”, falou sobre sua experiência como escritor e estimulou o contato e a leitura de poesias.
O poeta, além de se dedicar à poesia periférica, é cronista e produtor cultural. Ficou amplamente conhecido por ser o criador do Sarau da Cooperifa, atividade literária e cultural que desde 2001 ocorre no extremo sul da capital. A atividade ocorre na região de Campo Limpo, há cerca de cinco quilômetros da EMEF e leva semanalmente centenas de pessoas de diversas partes da cidade para apreciar e proclamar poesias autorais.
A EMEF Adhemar de Barros foi a primeira escola municipal que Vaz visitou após o início da pandemia. Nela o poeta da periferia falou sobre a sua trajetória e carreira literária. A atividade foi voltada para os garotos e garotas do sexto ao nono ano e durante as duas horas em que esteve na unidade, recitou poesias, falou sobre como se descobriu como escritor e deu oportunidade para que os estudantes fizessem perguntas sobre o seu processo criativo e atuação na literatura.
Entre um poema e outro, Sérgio ressaltou a importância da escola e da literatura para a transformação pessoal e social da sociedade. Para ele, “Vida Loka é quem estuda”.
A repercussão de sua oficina entre os estudantes foi bastante positiva. Alguns se dispuseram a também recitar poemas de Vaz e outros autores durante o evento. O professor Fábio conta que a princípio alguns alunos não estavam interessados em participar e, após a ação, confessaram terem ficado empolgados com a atividade.
Próximas ações
A Sala de Leitura da EMEF tem sido revitalizada para proporcionar um espaço mais acolhedor e amigável para os estudantes. O trabalho com produção de poesia também será intensificado para a organização do primeiro sarau da EMEF, que deve ocorrer no dia 19 de novembro. A organização prevê a participação de 40 a 50 estudantes recitando suas poesias. No dia 20, durante o evento da Família na Escola, os estudantes farão um novo sarau para a comunidade.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres
Março Mulher 2026
Março Mulher 2026 fortalece práticas pedagógicas voltadas à equidade de gênero na Rede Municipal
Alimentação Escolar
Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé
Secretaria Municipal de Educação
Cardápio Escolar Sustentável alia alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente
Relacionadas
CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres
Publicado em: 06/03/2026 6h20 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Março Mulher 2026 fortalece práticas pedagógicas voltadas à equidade de gênero na Rede Municipal
Publicado em: 06/03/2026 5h31 - em Março Mulher 2026
Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais
Publicado em: 06/03/2026 10h00 - em Alimentação Escolar
SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo
Publicado em: 05/03/2026 4h45 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé
Publicado em: 05/03/2026 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé




