Notícias

Educadores de São Paulo podem participar de formação que trata de acolhimento dos Povos Migrantes

Curso será baseado nas Orientações Pedagógicas desenvolvido pelo Núcleo de Educação Étnico Racial; inscrições começam nesta terça-feira (6)

Publicado em: 05/10/2021 16h30 | Atualizado em: 05/10/2021

imagem com desenho de um globo terrestreEntre os meses de outubro e novembro, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do seu Núcleo de Educação Étnico Racial, vai promover a formação “Orientações Pedagógicas Povos Migrantes: acolhimento e escuta das unidades educacionais”. O curso é voltado para os profissionais que atuam nas escolas da Rede Municipal de Educação e tem carga horária de 30 horas.

A formação tem o objetivo de promover a divulgação e implementação do documento Orientações Pedagógicas Povos Migrantes, proporcionar um espaço de escuta e compartilhamento de experiências em relação ao acolhimento de migrantes. Além de aprofundar leituras, reflexões, fomentar práticas de trabalho com o tema das migrações e de acolhimento aos migrantes nas unidades educacionais.

Interessados podem efetuar inscrições a partir das 14h do dia 6, até as 14h do dia 8 de outubro através do formulário.  A seleção será feita pela análise das justificativas apresentadas no formulário de inscrição. Serão priorizados servidores de unidades educacionais das 13 DREs que atendem estudantes migrantes em maiores proporções.

Saiba mais sobre essa ação acessando a proposta formativa. 

 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

FUNDEB passa a ser identificado no holerite 

Publicado em: 27/08/2026 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

PodConversar – ECA Digital aborda comunicação ética e responsável nas redes sociais
Fotografia de uma sala de aula. Uma professora está em pé, inclinada ao lado de três estudantes sentados em carteiras, orientando-os durante uma atividade. As crianças estão de costas para a câmera. Ao fundo, há um quadro verde, murais com materiais pedagógicos, estantes com livros e objetos educativos. Sobre as mesas, há cadernos, livros e recipientes com lápis de diferentes cores. A sala é iluminada e organizada, com predominância das cores azul, verde e amarelo.

Prefeitura reformula PDE, amplia peso da aprendizagem e prêmio pode chegar a R$ 20 mil

Publicado em: 27/08/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem retangular, com fundo azul-escuro e elementos gráficos em tons de azul-claro no lado direito. No lado esquerdo, há uma faixa branca com o texto “SEMINÁRIO JUNTOS PELA APRENDIZAGEM” e uma logomarca colorida. Na parte inferior esquerda, aparece o texto: “II Seminário – Juntos pela Aprendizagem: ‘Matemática em Rede’”.
SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA

SME oferece 2 mil vagas de especialização em Educação Especial com foco em TEA

Publicado em: 25/08/2026 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.692