Notícias

“Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis” democratiza uso de ferramentas digitais

O laboratório atua como centro de criatividade, inovação e aprendizado e desmistifica uso de tecnologias

Publicado em: 13/10/2016 10h03 | Atualizado em: 30/11/2020
impressao3d_02.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis Profª Arlete Persoli possui, desde março de 2016, o seu próprio Fab Lab. Nomeado Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis, ele atua como um centro de criatividade, aprendizado e inovação acessível a todos que queiram criar, desenvolver e construir projetos nas mais variadas formas.

Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento de conhecimento e uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP proporciona a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos em diferentes escalas. Segundo Artur Cordeiro, assessor técnico do projeto, “os laboratórios democratizam o acesso às novas tecnologias e ferramentas de última geração de fabricação digital, além de promover a vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador”.

Inaugurado em 29 de março deste ano, o Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis é um dos doze laboratórios integrantes da Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital do Município de São Paulo. A iniciativa partiu da Secretaria de Serviços da Prefeitura da capital paulista e uma das importantes missões do projeto é a tentativa de desmistificar o uso de determinadas tecnologias entre aqueles que nunca tiveram acesso a elas, democratizando-as.

No laboratório, são executados desde trabalhos essencialmente manuais – como marcenaria – até processos mais digitais – como programação de computadores ou robótica. As atividades, salienta o líder de laboratório do projeto Yuri Alexsander, são abertas a todos e o público que recebem é diverso: tanto jovens em pleno período escolar quanto idosos com experiência em suas áreas de trabalho se interessam pelas propostas do Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis.

Os cursos são responsáveis por atrair e concentrar a maior parte do público na procura pelo espaço. Eles têm como responsáveis os técnicos e líderes do Fab Lab, além de parceiros com experiência nos temas abordados e que queiram partilhá-la. São oferecidos cursos de diversas durações e áreas, como modelagem e impressão em 3D, eletrônica e criação de jogos.

Todas as atividades desenvolvidas no Fab Lab Livre SP – CEU Heliópolis são gratuitas. Ele funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, e no sábado das 9 às 13 horas. Os interessados em participar devem se inscrever pelo site www.fablablivresp.art.br.

Confira uma Galeria de Imagens do Fab Lab Livre Sp – CEU Heliópolis.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto Fachada Ceu Jaçanã

CEUs da Zona Norte recebem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em: 15/07/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

otografia mostra uma sala de aula vazia, com carteiras e cadeiras organizadas em fileiras. O ambiente é amplo, iluminado por grandes janelas laterais protegidas por grades, possui paredes em tom amarelo-claro, piso cinza e um armário branco ao fundo. Não há pessoas na imagem.

Prefeitura amplia parceria bem-sucedida do Liceu para três Escolas Municipais de Ensino Fundamental  

Publicado em: 15/07/2026 12h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma sala de Centro de Educação Infantil com móveis pequenos de madeiras para bebês e uma tenda de tule laranaja e vermelho ao centro.
Fotografia de um auditório repleto de pessoas sentadas em momento de palestra.

Formação aborda acessibilidade curricular para estudantes cegos

Publicado em: 14/07/2026 4h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Pessoa entrega um certificado a outra durante uma cerimônia de premiação. A imagem mostra apenas as mãos dos participantes e o momento da entrega do documento, simbolizando o reconhecimento de profissionais da educação.

Prêmio Professor em Destaque abre inscrições para a edição 2026 

Publicado em: 14/07/2026 2h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.678