Notícias
SME oferece 1.080 vagas em novos cursos de Educomunicação
Formações vão apoiar a Educação Integral; inscrições abrem nesta segunda-feira (9)
Publicado em: 06/08/2021 15h56 | Atualizado em: 06/08/2021
Nesta segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo abre inscrições para oito cursos de Educomunicação gratuitos e totalmente online voltados para profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino. No total, serão oferecidas 1.080 vagas. Os cursos possuem carga horária de 20h e os participantes receberão certificação. As formações são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no Portal SME.
A novidade nesta oferta são os novos cursos que pretendem apoiar o desenvolvimento de projetos de Educação Integral: Stop Motion, Música e Algoritmo e Filme de Minuto. Segundo o coordenador do Núcleo de Educomunicação, Carlos Lima, as propostas dos cursos, neste segundo semestre, visam preparar os professores para o desenvolvimento de projetos para potencializar a Educação Integral e o protagonismo dos estudantes.
Ele destaca o papel da formação na implementação de projetos e ações de intervenção social. “A Educomunicação pode alavancar iniciativas dos estudantes para apoiar sua comunidade e a formação é o primeiro passo para estimular o professor a pensar iniciativas com seus alunos”, complementa.
O propósito dos cursos é formar educadores para o desenvolvimento de projetos educomunicativos nas escolas, ampliando seus conhecimentos sobre as linguagens da comunicação e aprofundando a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade contemporânea, de maneira que teoria e prática sejam permanentemente alinhadas.
Acesse a página de inscrições.
Outros cursos desta quarta edição
Entre os temas oferecidos estão: Produção Audiovisual na Educação, Linguagens e Educação Midiática; Cinema Negro uma Contribuição para a Formação da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Fotografia, Linguagem e Técnicas para Prática Docente; Educomunicação: Leitura Crítica da Mídia; Desinformação e Fake News na Educação; Educomunicação.
Os cursos são optativos, sem dispensa de ponto. Os certificados valem 1 ponto para evolução funcional. As atividades acontecerão nas plataformas Google Sala de Aula para atividades à distância, e no Google Meet para os encontros ao vivo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais definem ações para melhorar atendimento na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Escritores destacam papel dos professores na formação de leitores
Secretaria Municipal de Educação
SME compartilha experiências do PTRF e do SIG-Escola com equipe de Porto Alegre
Diretoria Regional de Educação Butantã
Inscrições abertas para o 2° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Tecendo Redes fortalece apoio a famílias de estudantes com deficiência
Educomunicação
Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro
Relacionadas
Escolas municipais definem ações para melhorar atendimento na Educação Infantil
Publicado em: 10/09/2026 4h06 - em Secretaria Municipal de Educação
Escritores destacam papel dos professores na formação de leitores
Publicado em: 10/09/2026 3h15 - em Secretaria Municipal de Educação
SME compartilha experiências do PTRF e do SIG-Escola com equipe de Porto Alegre
Publicado em: 09/09/2026 11h45 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o 2° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM
Publicado em: 08/09/2026 3h59 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Tecendo Redes fortalece apoio a famílias de estudantes com deficiência
Publicado em: 08/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases