Notícias

Curso de Língua Portuguesa para migrantes está com inscrições abertas 

Interessados podem se inscreverem em qualquer momento do ano; são nove polos de atendimento na cidade

Publicado em: 15/07/2021 11h18 | Atualizado em: 15/07/2021
Curso Língua portuguesa para migrantes 100% gratuito

Nove escolas municipais da Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo oferecem curso de Língua Portuguesa para adultos acima de 18 anos que migraram para o Brasil. Os interessados, independente da sua condição migratória e documental, podem se inscrever diretamente na escola de escolha em qualquer momento do ano letivo.

A ação faz parte do Projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes, promovido em parceria com Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e tem o objetivo de oferecer o ensino da língua portuguesa de forma gratuita e capilarizada, ou seja, distribuída pelas diferentes regiões da cidade.

O projeto considera que as competências linguísticas são essenciais para que esta população usufrua de seus direitos, acesse os serviços públicos e o mercado de trabalho. 

O curso é dividido em três módulos – básico, intermediário e avançado. Os encontros são realizados duas vezes por semana, com três horas-aula de duração. As aulas são ministradas por professores da RME que participaram de formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e SMDHC. Devido às restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, atualmente, há a possibilidade de participar das aulas de maneira remota (online). 

O conteúdo do curso se baseia em material didático próprio para cada módulo e traz atividades que promovem discussões sobre combate ao racismo, machismo e respeito à diversidade de gênero.

 

Para se inscrever

A inscrição pode ser feita na escola onde o migrante pretende frequentar as aulas em qualquer momento do semestre letivo. Ao todo, são 9 unidades espalhadas pela capital como polo de atendimento.

Para efetuar a matrícula, basta apresentar um documento de identificação (serão aceitos aqueles emitidos no Brasil ou mesmo no país de origem) e um comprovante de residência. Caso não possua este último, pode ser preenchida a declaração de residência.

Certificação

Para obter o certificado de cada módulo é necessário que os alunos tenham comparecido a pelo menos 75% das aulas durante o semestre.Cada módulo equivale a 90 horas/aula.

Atualmente, nove unidades da Rede Municipal de Ensino contam com o projeto. São elas:

 

Centro

CIEJA Paulo Emílio Vanzollini (CIEJA Cambuci)

Endereço: Rua Cesário Ramalho, 111 – Cambuci

Telefone: 3208-7820

 

Zona Norte

EMEF Vereador Antonio Sampaio

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 733 – Santana

Telefone: 2221-5599

 

EMEF Infante D. Henrique

Endereço: R. Comendador Nestor Pereira, 285 – Canindé

Telefone: 3313-1988

 

EMEI José Robson da Costa (Bombeiro)

Endereço: R. Monsenhor Paulo Fernandes de Barros, S/N – Jardim Cachoeira

Telefone: 3983-5772

 

Zona Leste

EMEF CEU Jambeiro

Endereço: Avenida José Pinheiro Borges, 60 Guaianases

Telefone: 2960-2055

 

CEU EMEF Água Azul

Endereço: Av. dos Metalúrgicos, 1300 – Cidade Tiradentes

Telefone: 2282-7671

 

EMEF Arthur Azevedo

Endereço: Avenida Salim Farah Maluf, 999 – Tatuapé

Telefone: 2941-9022 / 2092-0005

 

Zona Sul

EMEF Paulo Colombo Pereira de Queiroz

Endereço: Rua Doutor Abelardo da Cunha Lobo, 348 – Parque Arariba

Telefone: 5511-1640

 

Zona Oeste

EMEF Des. Arthur Whitaker

Endereço: R. André Saraiva, 860 – Vila Sônia

Telefone: 3742-5772

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes participam de uma atividade de vôlei inclusivo em uma quadra escolar. Entre eles, um aluno em cadeira de rodas integra a dinâmica do jogo junto aos colegas, que acompanham o movimento da bola

Projeto de vôlei inclusivo transforma a rotina escolar na EMEF Cleómenes Campos 

Publicado em: 09/03/2026 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem composta por três fotografias lado a lado, relacionadas a serviços de estética e beleza.

CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres

Publicado em: 06/03/2026 6h20 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem de fundo claro, em tom bege, com elementos gráficos em tons de vinho. No lado esquerdo, aparece parcialmente uma ilustração abstrata em formato orgânico, com cores vinho e rosadas. No centro da imagem está o texto em letras maiúsculas, na cor vinho. Na parte superior lê-se “CADERNO DE ORIENTAÇÕES” em fonte menor. Abaixo, em destaque e com fonte maior, está escrito “MARÇO MULHER”.
crianças recebendo prato de comida de cozinheira
«1 2 3 1.631