Quinta e última publicação da Série Diálogos com o NAAPA

Conheça o caderno Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos

Publicado em: 14/05/2021 7h55 | Atualizado em: 14/05/2021
Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos

Durante os meses de abril e maio, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), divulgou a Série Diálogos com o NAAPA. A Coleção com cinco cadernos foi construída a partir de encontros realizados em 2020 entre as equipes do NAAPA e a comunidade escolar e trouxeram reflexão sobre as necessidades educacionais em tempos de pandemia.

Hoje, divulgamos o Volume 5 – “Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos”, o último da Série. Este texto tem como objetivo refletir acerca da Pedagogia Hospitalar e das práticas pedagógicas, individualizadas e significativas. São ações afinadas às necessidades de cada estudante que garantem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento enquanto estão em tratamento de doenças graves e crônicas, portanto, vulneráveis neste determinado tempo da vida.

Para Vilma Aparecida Galhego, que integra a equipe do NAAPA, “Percorrer com o estudante o complexo caminho marcado pela insegurança e fragilidade advindas da doença é abrir uma rota de aprendizagem a cada dia. Por isso, faz-se necessário a elaboração de um planejamento pedagógico articulado com a vida, considerando a singularidade de cada estudante em tratamento.” Neste sentido, a Pedagogia Hospitalar rompe com preconceitos e violação de direitos, legitimando o indispensável papel da escola na formação e desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes.

O livro apresenta, ainda, o relato de estudantes e de uma professora de classe hospitalar, narradores da experiência da aprendizagem em um ambiente diverso do espaço educacional da escola. E traz também a importante presença do educador e da indispensável articulação do supervisor de ensino na construção desta política. No relato dos estudantes e de seus familiares, vale observar o devir na forma de sonho, horizonte projetado na pulsação da vida. Boa leitura!

Acesse o Volume 5 – Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos

Utilização dos cadernos pelas equipes do NAAPA

Para a equipe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), da Diretoria Regional de Educação (DRE) – Jaçanã/Tremembé, o material disponibilizado na Série Diálogos com o NAAPA foi de extrema importância para a elaboração da pauta de formação com os docentes.

“Os cadernos surgem durante o nosso planejamento do Grupo de Trabalho (GT) como um compilado de tantas ideias, pesquisas e conversas que tivemos ao longo de 2020 com a comunidade escolar. É um material feito por eles e para eles.”, afirma a equipe. Na atual realidade, as publicações são fundamentais no que se refere a atender às necessidades e expectativas das equipes escolares.

Já para Elisa Lebisch Cortez, Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Comandante Gastão Moutinho, que participou da reunião Diálogos com o NAAPA: Construindo possibilidades para ressignificar a ansiedade, “O encontro foi bastante produtivo, principalmente, para reflexão e identificação de possíveis gatilhos que geram situações de ansiedade. Por vezes, é difícil fazer um autodiagnostico de sensações e nomearmos nossos sentimentos. É importante o autoconhecimento, alinhado ao conhecimento dos sintomas de ansiedade, para podermos achar possíveis soluções ou procurarmos ajuda quando não conseguimos sozinhos”.

A formação Diálogos com o NAAPA: Construindo possibilidades para ressignificar a ansiedade foi pensada e elaborada a partir da publicação do primeiro volume “Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações”.

Série Diálogos com o NAAPA

A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. As ações promovidas pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro é restrito.

Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.

Clique nas capas abaixo e leia os outros cadernos da Série Diálogos com NAAPA:

Mini Capa traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações    Mini Capa traz o texto: Diálogos com o NAAPA - A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições

Mini Capa traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Vulnerabilidade e Educação     Mini Capa traz o texto: Diálogos com o NAAPA - Adolescentes e Educadores: construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Espaço com brinquedos de madeira e parede colorida
Ceu Água Azul

EMEI Mário de Andrade organiza Dia da Família com vivências na horta

Publicado em: 30/04/2024 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Psicóloga CIda Padovan se apresentando

DRE Guaianases promove lançamento do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor – NASS

Publicado em: 30/04/2024 5h04 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Sala Revitalizada Com Ptrf
Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa