Notícias
Novos coordenadores pedagógicos receberão formação inicial promovida pela SME
Educadores que assumem o cargo acessarão o curso “Identidades Profissionais em Construção: A Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de São Paulo”
Publicado em: 23/04/2021 20h29 | Atualizado em: 30/04/2021
Entre os meses de maio e dezembro, os servidores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo aprovados para ocuparem cargos de coordenadores pedagógicos nas Unidades Educacionais terão acesso ao curso “Identidades Profissionais em Construção: a Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de São Paulo”.
Essa é a primeira vez que os novos ocupantes das coordenações pedagógicas receberão uma formação inicial para os cargos. No dia 9 de abril, cerca de 800 professores da rede municipal que participaram do concurso de acesso foram nomeados e tiveram seus nomes divulgados no Diário Oficial do Município.
O conteúdo foi elaborado pelos profissionais da Coordenadoria Pedagógica (COPED), com assessoria das especialistas Vera Placco e Vera Trevisan. O curso tem por objetivo favorecer a reflexão sobre o papel desse gestor, bem como construir e apoiar as rotinas de trabalho, visando fortalecer sua prática no cotidiano da escola como formador, articulador e transformador.
Os candidatos aprovados serão convocados nos próximos dias para o curso por meio de publicação feita no Diário Oficial do Município. O conteúdo poderá ser acessado pelos servidores que assumam funções na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Especial.
Entre os temas abordados estarão “O Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico”, “Gestão Democrática e seus Colegiados”, “Formação Continuada na Escola”, “O Coordenador Pedagógico como Gestor do Currículo da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos”, “O Coordenador Pedagógico e a Educação Especial”, “O Coordenador Pedagógico e o Acompanhamento, a Recuperação e a Avaliação das Aprendizagens”, e “O Coordenador Pedagógico e a Educação Integral”.
A edição número 5 da Revista Magistério, produzida pela própria Secretaria, traz artigos que já podem ser lidos e que servem como subsídio para o trabalho dos coordenadores pedagógicos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
CEI Elza Soares promove Semana Cultural alinhada ao Junho Migrante
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Rede Municipal participam de evento da ONU na capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP inaugura novo CEU com capacidade para atender quase 7 mil pessoas na Zona Leste
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
DRE FB promove experiências culturais para os educandos do MOVA
Diretoria Regional de Educação Pirituba
EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025
Diretoria Regional de Educação Guaianases
CEU Inácio Monteiro promove festival de Rock aberto para toda a comunidade
Relacionadas

CEI Elza Soares promove Semana Cultural alinhada ao Junho Migrante
Publicado em: 04/07/2025 5h43 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Estudantes da Rede Municipal participam de evento da ONU na capital paulista
Publicado em: 04/07/2025 5h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP inaugura novo CEU com capacidade para atender quase 7 mil pessoas na Zona Leste
Publicado em: 04/07/2025 12h54 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE FB promove experiências culturais para os educandos do MOVA
Publicado em: 03/07/2025 6h27 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

EMEF Philó Gonçalves dos Santos tem projeto vencedor do Prêmio Professor Porvir 2025
Publicado em: 03/07/2025 4h00 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba