Notícias

Alunos da EMEF Sud Mennucci participam de edição especial do ECA

Desenhos e frases de estudantes compõem a publicação que celebra os 25 anos do documento

Publicado em: 01/06/2016 17h38 | Atualizado em: 30/11/2020

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sud Mennucci participaram da publicação “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Pelas Crianças”. A edição, que contém desenhos e frases de quatro alunos da unidade, foi entregue à escola no último dia 10 de maio e faz parte das comemorações de 25 anos do documento, completados em 2015.

Entre os meses de abril e maio de 2015, o portal Plenarinho, da Câmara dos Deputados, promoveu um concurso para escolher o desenho para a capa da edição em comemoração aos 25 anos do documento. Os alunos dos sextos anos da EMEF Sud Mennucci, localizada no bairro de Itaim Paulista, na zona leste (Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel), participaram da seleção com frases e desenhos feitos à mão e com o auxilio da Professora Micheli Silva.

O resultado do concurso foi divulgado no dia 12 de julho do ano passado e os trabalhos de quatro alunos da escola foram selecionados para compor uma edição especial que apresenta o conteúdo do ECA pela ótica de crianças de todo o Brasil. Os pequenos autores dos desenhos escolhidos tiveram seus nomes incluídos nos créditos da publicação.

Estatuto da Criança e do Adolescente – Sancionado em 1990, o ECA regulamenta os artigos 227 e 228 da Constituição. Todo o País foi chamado a fazer um pacto de proteção, para que meninos e meninas pudessem se desenvolver em um ambiente de paz. O texto foi feito com a participação de milhares de pessoas, incluindo crianças e adolescentes de todo o Brasil. São mais de 250 artigos na lei que é uma das mais avançadas do mundo e considerada a Constituição das crianças.

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes participam de uma atividade de vôlei inclusivo em uma quadra escolar. Entre eles, um aluno em cadeira de rodas integra a dinâmica do jogo junto aos colegas, que acompanham o movimento da bola

Projeto de vôlei inclusivo transforma a rotina escolar na EMEF Cleómenes Campos 

Publicado em: 09/03/2026 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem composta por três fotografias lado a lado, relacionadas a serviços de estética e beleza.

CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres

Publicado em: 06/03/2026 6h20 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem de fundo claro, em tom bege, com elementos gráficos em tons de vinho. No lado esquerdo, aparece parcialmente uma ilustração abstrata em formato orgânico, com cores vinho e rosadas. No centro da imagem está o texto em letras maiúsculas, na cor vinho. Na parte superior lê-se “CADERNO DE ORIENTAÇÕES” em fonte menor. Abaixo, em destaque e com fonte maior, está escrito “MARÇO MULHER”.
crianças recebendo prato de comida de cozinheira
«1 2 3 1.631