Notícias

CEFAI da DRE Guaianases realiza primeiro Encontro com Pais

Atividade foi realizada em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Publicado em: 31/05/2016 11h15 | Atualizado em: 30/11/2020

primeiro_encontro_com_pais_740_x_430.jpg

Na última sexta feira, dia 20 de maio, o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, realizou, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), o primeiro Encontro com Pais e Responsáveis dos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades. O objetivo do encontro foi proporcionar a troca de informações, experiências e a interação entre as famílias e as Professoras de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAIs).

O evento foi realizado no auditório do CEFAI Guaianases e foi aberto pelo Diretor de Regional de Educação de Guaianases, Edson Luis Amário. Em seguida foi realizada a exibição de um vídeo mostrando as atividades desenvolvidas nas Unidades Educacionais envolvendo os alunos com deficiência. Em seguida, todas as PAAIs do Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão Guaianases foram apresentadas.

Houve, ainda, uma apresentação da música “Ser Diferente é Normal”, de Vinicius Castro, interpretada na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela PAAI Tatiana Aparecida Milanez, especialista em Deficiência Auditiva.

Dando prosseguimento ao encontro, a Coordenadora do CEFAI, Ana Marcia Ferreira Gianezi, falou sobre as ações desenvolvidas na Educação Especial a partir da perspectiva da educação inclusiva e as barreiras que ainda comprometem os direitos de acesso ao currículo dos alunos com deficiência.

Posteriormente, a representante do CMPD, Jô Nunes, falou da importância da parceria com as Unidades Educacionais e expôs as suas experiências ao conviver com a filha Jéssica que possuía a Síndrome de Williams, que se dá a partir de uma alteração genética no sétimo par de cromossomo. O portador da síndrome pode apresentar problemas cardíacos, alterações faciais, como lábios grandes, nariz pequeno e dificuldade de locomoção.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem composta por três fotografias lado a lado, relacionadas a serviços de estética e beleza.

CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres

Publicado em: 06/03/2026 6h20 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Imagem de fundo claro, em tom bege, com elementos gráficos em tons de vinho. No lado esquerdo, aparece parcialmente uma ilustração abstrata em formato orgânico, com cores vinho e rosadas. No centro da imagem está o texto em letras maiúsculas, na cor vinho. Na parte superior lê-se “CADERNO DE ORIENTAÇÕES” em fonte menor. Abaixo, em destaque e com fonte maior, está escrito “MARÇO MULHER”.
crianças recebendo prato de comida de cozinheira
Fotografia da fachada do prédio do CEI Therezinha Di Giulio,.

SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo 

Publicado em: 05/03/2026 4h45 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Quatro mulheres sorrindo, pousando para foto de perfil frontal.

Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé 

Publicado em: 05/03/2026 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

«1 2 3 1.631