Priorização Curricular - EJA
O ano de 2020 foi marcado por experiências singulares devido ao isolamento social causado pela pandemia da COVID19. Muitas transformações invadiram o cotidiano de todos, inclusive o cotidiano escolar, que promoveu a continuidade das progressões das aprendizagens por meio de material impresso e aulas remotas.
Diante desse mais novo desafio de refletir sobre a recuperação das aprendizagens básicas para cada uma das etapas e/ou módulos que compõem a EJA, todas as Unidades Educacionais das treze Diretorias de Ensino iniciaram em seus horários coletivos, no período de 15 de julho a 14 de agosto, um processo de escuta e reflexão da comunidade educativa sobre as prioridades curriculares que deveriam ser garantidas, mediadas pelo princípio da continuidade, a partir do retorno presencial das aulas para construção do planejamento pedagógico considerando o período de 2020/2021.
Ressaltamos que as discussões perpassaram por todas as equipes da EJA regular, modular e Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs e que no momento da indicação foram elaborados dois documentos indicativos: um pelas equipes da EJA Regular e Modular, que seguiu para consulta pública, e outro pelos CIEJAs, tendo perpassado pela totalidade de seus pares.
Após consultas, apresentamos aqui os documentos finais da Priorização Curricular destinados à EJA Regular, Modular e aos CIEJAs. Esperamos que eles sirvam como importantes instrumentos de auxílio para os professores na garantia da recuperação das aprendizagens de todos os estudantes da EJA.