Notícias

Ludicidade e alfabetização na EMEF Carlos Francisco Gaspar

Projeto busca ajudar no processo de alfabetização e letramento por meio de jogos e brincadeiras

Publicado em: 15/05/2016 10h11 | Atualizado em: 30/11/2020
Ludicidade e Alfabetizacao 740x430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Francisco Gaspar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, realiza entre os alunos do 3º ano o projeto Ludicidade e Alfabetização, que visa trabalhar o processo de alfabetização, alimentar o imaginário infantil e desenvolver a leitura por meio de jogos e brincadeiras.

A atividade começou em fevereiro deste ano e é realizado duas vezes por semana, as segundas e quintas-feiras. “O objetivo deste projeto é ser uma ferramenta para ajudar a alfabetização e auxiliar a criança no processo de apropriação da leitura e da escrita como direito público”, afirma Maria José Souza, que em conjunto com Wilma da Silva, formam a coordenação pedagógica da unidade.

Segundo as coordenadoras, o projeto foi elaborado para ajudar os alunos que apresentam maior dificuldade no processo de ensino e aprendizagem. “Queremos garantir que todos os nossos alunos alcancem o direito de ler e escrever até o fim do ciclo de alfabetização”, completa Wilma.

No projeto Ludicidade e Alfabetização os jogos e brincadeiras são reconhecidos como uma ferramenta didática imprescindível no processo de ensino. Os conteúdos são explorados por meio de atividades, desenvolvidas pela Professora Thais Silva e que sempre têm o aprimoramento da leitura e escrita como foco do aprendizado. Uma das brincadeiras utilizadas, por exemplo, é o Bingo Fonético. Nele, a professora diz uma palavra e os pequenos têm de identificar o som das letras que formam esta palavra e localizá-las no cartão.

Outro jogo também muito trabalhado, e que costuma ajudar na consciência fonológica e construção das palavras, é o Dominó dos Sons. Neste, as crianças são estimuladas pela professora a imaginar como seriam as palavras se fossem tiradas ou acrescentadas sílabas. “O entusiasmo dos participantes é contagiante e já é possível notar os avanços no desenvolvimento das crianças que fazem parte dele”, destaca Maria José.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um professora e estudante em sala de aula, ao fundo outra criança de uniforme.

SME convoca professores aprovados em concurso para escolha de vagas em 2026

Publicado em: 19/12/2025 5h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (2)

Estudantes da EMEF Vinicius de Moraes são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Publicado em: 19/12/2025 3h16 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Tamanho Portal
Tamanho Portal (1)

EMEI Gabriel Prestes promove ‘Acampadentro 2025’ como experiência de transição escolar

Publicado em: 18/12/2025 10h49 - em Academia Estudantil de Letras

Tamanho Portal

EMEI Parque Bologne ganha grafite em homenagem à ganhadora do Educador Nota 10

Publicado em: 17/12/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

«1 2 3 1.612