Notícias

Concurso de Educação em Direito à Memória e à Verdade nas Escolas

Projetos que refletem sobre a ditadura vigente no Brasil de 1964 a 1985 podem ser inscritos até 8 de julho

Publicado em: 12/05/2016 10h14 | Atualizado em: 04/05/2021

cedh_concurso_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) publicou no Diário Oficial da Cidade, de 7 de maio, o Edital de abertura do Concurso de Educação em Direito à Memória e à Verdade nas Escolas. As inscrições ocorrem até o dia 8 de julho de 2016.

O objetivo do concurso é identificar, reconhecer, divulgar e incentivar iniciativas educacionais realizadas na Rede Municipal de Ensino que sejam voltadas à promoção do conhecimento, do debate e da reflexão sobre a ditadura vigente no Brasil de 1964 a 1985 e suas implicações até os dias atuais.

Podem ser inscrever gestores, educadores e estudantes que desenvolvam projetos que auxiliem na reflexão sobre a ditadura, na desconstrução da cultura de violações aos direitos humanos e valorização da democracia.

Os três primeiros colocados nas categorias Instituição Educacional, Educador e Estudante/Grupo de Estudantes/Grêmios Estudantis serão premiados e farão jus à certificação. Os responsáveis pelos projetos selecionados serão convidados a apresentar suas iniciativas ao longo do seminário.

As inscrições serão realizadas até 08 de julho por meio do site: cdmvsmdhc.wix.com/edital.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora com os bebês na sala.

Prefeitura de São Paulo autoriza nomeação de 1.139 profissionais da educação

Publicado em: 12/06/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes sentados em um auditório assistem a uma projeção sobre sustentabilidade. Na tela aparecem o símbolo da reciclagem e uma muda de planta. Elementos relacionados à educação ambiental, como lixeiras para coleta seletiva e ilustrações de árvores, compõem o ambiente.

Narrativas do Clima mobiliza escolas para reflexão sobre resíduos e sustentabilidade

Publicado em: 12/06/2026 11h17 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.670