Notícias

Clube de Leitura na EMEF Lourival Brandão

Projeto visa incentivar a leitura entre os alunos e fazer da escola um local dinâmico, criativo e interativo

Publicado em: 19/04/2016 14h03 | Atualizado em: 30/11/2020
Clube de Leitura_740x430.JPG

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourival Brandão dos Santos, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, promove o projeto “Clube de Leitura” entre os alunos do Ensino Fundamental I da unidade. A atividade visa desenvolver a oralidade, melhorar a argumentação e expressar a literatura por meio de outras artes.

Segundo Joselena Leone, coordenadora pedagógica da unidade, o “Clube de Leitura” tem como objetivo fazer com que os alunos adquiram um comportamento de leitor por meio do constante contato com os livros. “A leitura é um importante instrumento no processo de produção do conhecimento e formação de cidadãos. Por meio dela, somos capazes de compreender e atuar no mundo em que estão inseridos”, completa.

O “Clube de Leitura”, que é desenvolvido pela professora Zuleide Ferreira, tem três turmas. Cada uma delas é composta por 15 crianças com idade entre 7 e 11 anos. “A proposta do projeto é fazer da escola um local dinâmico, criativo e interativo para estimular a leitura”, explica Joselena. Por conta disso, os encontros semanais apresentam atividades de caráter mais lúdico e nas quais é incentivada a interação e ajuda entre eles.

O “Clube”, no entanto, não se restringe apenas à prática de ler livros. Até por isso livros, lápis de cor e outros materiais de papelaria compõem o cenário junto com guaches, sucatas e tecidos. Entre as atividades do projeto também estão pesquisas, passeios a encontros literários, feira de livros e apresentações públicas em eventos da unidade relacionados à leitura.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia da fachada do prédio do CEI Therezinha Di Giulio,.

SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo 

Publicado em: 05/03/2026 4h45 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Quatro mulheres sorrindo, pousando para foto de perfil frontal.

Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé 

Publicado em: 05/03/2026 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Palestrante falando ao microfone para muitas pessoas sentadas no auditório. No centro do palco há um telão com informações sobre sustentabilidade.

Cardápio escolar sustentável alia alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente  

Publicado em: 05/03/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grupo de meninas em frente ao telão do bate-papo virtual.

Estudantes participam de bate-papo virtual sobre empoderamento profissional 

Publicado em: 04/03/2026 3h50 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Maestro João Carlos Martins leva projeto musical a escolas municipais 

Publicado em: 04/03/2026 3h15 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

«1 2 3 1.630