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Plenárias definem as diretrizes do documento orientador dos NAAPAs

A primeira parte do documento se refere aos sete procedimentos de atendimento

Publicado em: 15/04/2016 16h03 | Atualizado em: 04/05/2021

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Os Núcleos de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) da Secretaria Municipal de Educação (SME) estão construindo democraticamente as orientações que norteiam o atendimento das equipes dos núcleos das Diretorias Regionais de Educação (DRE) às unidades educacionais e aos serviços da Rede de Proteção Social. Na última quarta-feira, 13 de abril, no Instituto Mauá de Tecnologia, ocorrem plenárias sobre a primeira parte documento.

“Para garantir o debate aprofundado e democrático, foi utilizada a metodologia de grupos preparatórios para pré-avaliação e proposição de alterações, supressões e acréscimos nos textos elaborados. Os apontamentos feitos nos grupos foram levados então para a grande plenária, para serem discutidos texto a texto”, disse Renata Brandstatter, da equipe técnica do NAAPA na SME.

Para tomada de decisão o grupo procurou privilegiar os consensos, utilizando a votação apenas depois de esgotadas as tentativas de conciliação. “Assim, a posição vencedora foi dada pela maioria. Em plenária foi decidido que após aprovado o texto, não se voltará a discutir aspectos relativos a seu mérito. Ajustes de redação e formatação, bem como inserção de referências e legislação atualizadas poderão ser realizados, desde que o mérito do documento não seja alterado”, ressalta Adriana Watanabe, Coordenadora dos NAAPA na SME.

A primeira parte do documento se refere aos sete procedimentos de atendimento dos NAAPAs. Esta plenária contemplou quatro textos e os outros três ainda serão finalizados na próxima plenária.

Construção Democrática – O documento orientador vem sendo construído coletivamente pelas equipes dos NAAPAs das DREs desde janeiro de 2016. A primeira etapa da plenária foi realizada após quatro encontros de elaboração. No dia 27 de abril ocorrerá o sexto encontro, no qual serão analisados os três pontos que ainda estão pendentes.

O documento norteador também traçará diretrizes para o que tange os Processos de Trabalho e Atribuição das Classes Profissionais.

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