Cursos de Educomunicação
Audiovisual, Arte-Educação, Cinema, Direitos Autorais e REA, Fotografia, História em Quadrinhos, Leitura Crítica e Fake News, Rádio, Socioambiental e ODS
Inscrição de curso de Educomunicação
Estas são as orientações para inscrição em curso validados para Evolução com proposta validada pela Divisão de Formação. Não se aplica aos cursos Livres e Aulões que não tem nº de Homologação.
- Os cursos são optativos, sem dispensa de ponto;
- Os certificados dos cursos valem 1 ponto, válido apenas para (Evolução);
- O participante é responsável pelos dados informados na inscrição. Informação incorreta do e-mail inviabilizará a participação no curso; Anotação de nome completo em abreviar e RF com 7 primeiros dígitos possibilitará a certificação no curso;
- Será permitido a inscrição de até 2 professores da unidade educacional por curso e uma única oferta;
- As produções desenvolvidas pelos participantes poderão ser divulgadas pelo Núcleo de Educomunicação;
- A inscrição deverá ser realizada pelo servidor interessado no curso. Realização de inscrições simultâneas poderá acarretar impedimento na participação;
- Desistência ou não comparecimento no curso sem motivo justo impedirá a participação na próxima oferta. Prazo de cancelamento em 72 horas antes do início.
- Inscrição, realização de curso, incluindo atividades síncronas no Meet (Google ) e assíncronas no Classroom (Google), será realizadas apenas com conta Gmail Institucional @edu.sme.prefeitura.sp.gov.br .
O curso oferece uma abordagem interdisciplinar das Artes (Performances e Videoperformance, Música, Dança, Teatro), capacitando os participantes a incorporar essas expressões artísticas em todas as disciplinas. Ele proporciona a criação de aulas dinâmicas e interessantes, explorando o Teatro, Música, Dança e Artes Visuais. Além disso, ensina técnicas de montagem de vídeos artísticos para enriquecer as aulas.
Previsão de realização
Março a novembro
Formador: Eliana Angélica Peres D’Alessandro
Socióloga, professora universitária, nas linguagens de Artes Visuais,Pedagogia e Teatro, mestre em artes visuais Tem atuado ao longo de sua jornada pedagógica e artistica formado profissionais para serem mediadores do conhecimento em educomunicação e artes ao longo de seus 35 anos de trabalho.
O curso tem como objetivo incentivar o uso da técnica de animação stop motion como uma atividade pedagógica poderosa para promover o protagonismo, desenvolver a criatividade e expressão dos estudantes. Os tópicos abordados incluem a importância do audiovisual na escola, as habilidades e competências desenvolvidas, tipos de materiais utilizados na animação stop motion, todas as etapas de produção (roteiro, storyboard, criação de personagens, cenários, animação, edição) e como baixar aplicativos de animação e edição no celular/tablet. Os participantes terão a oportunidade de produzir seu próprio filme de animação stop motion.
Público-alvo: Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I, Prof.Ens. Fund. 2 Médio
Previsão de realização
Março a novembro
Formadora: Marta Regina Russo Friedericks
Formada em Comunicação Visual pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Educomunicação: Comunicação, Educação e Mídias pela Escola de Comunicação e Artes/USP. Ministra oficinas de audiovisual/ animação stop motion Pontos MIS (Museu da imagem e do som), escolas públicas, SESC, Fábricas de Cultura. Formadora de Produção Audiovisual(stop motion)-EDUCOM na Secretaria Municipal de Educação São Paulo.
Em junho/2014, foi aprovada uma lei 13.006/2014, de alteração da lei de diretrizes e bases da educação (LDB), que inclui o cinema brasileiro como conteúdo obrigatório no currículo da educação básica, com ao menos 2 horas mensais de exibição de filmes nacionais. O presente curso se propõe a discussão da história do cinema brasileiro, com maior ênfase para a produção dos últimos 20 anos, fase da chamada “retomada”, que apresenta grande diversidade de formatos e temáticas. Na perspectiva da Educação Integral, a aplicação dessa lei se torna uma excelente alternativa para atividades culturais em diálogo com o currículo e com possibilidade de trabalho pedagógico com temáticas relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ods 4). A proposta do uso do filme brasileiro é criar conexões que coloca o sujeito estudante no centro das discussões das questões do viver em sociedade.
Neste sentido, as produções audiovisuais podem trazer conteúdos que conecta ao Direitos Humanos, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Gênero, Diversidade Cultural, Juventudes.
Público-alvo
Prof. Ens. Fund. II e Médio, Prof. Ed. Infantil e Ens. Fund 1, Coordenador Pedagógico, Diretor Escolar e Supervisor Escolar.
Previsão de realização
Março a novembro
Formadores:
Claudia Almeida Mogadouro
Historiadora, com especialização, mestrado e doutorado pela ECA-USP. Pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP e sócia fundadora da ABPEducom. Formadora audiovisual de Professores da rede municipal de São Paulo. Criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso e do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação. Membro do CINEDUC
Muitos docentes do ensino básico demonstraram, ter dúvidas sobre como organizar cineclubes em parceria com os estudantes. Da mesma forma, apontam a necessidade de formação para ampliar o repertório sobre cinema brasileiro e de outras nacionalidades, que priorizem a qualidade e o respeito à diversidade cultural, de gênero, de geração, de idade e étnico-racial. Em outras palavras, existe uma demanda, manifestada por parte dos docentes durante os vários cursos ministrados pelo núcleo de educomunicação, de conhecer filmes que abordem temas contemporâneos e que, por sua vez, saiam dos estereótipos de filmes comerciais, de maneira a contribuir para a sua formação cultural e cidadã. Este curso justifica-se principalmente pelo fato de considerarmos o cineclube um elemento importante para a formação cultural, espiritual e cidadã dos docentes e estudantes. Esta proposta atende aos preceitos dos campos conceituais “linguagens artísticas” e “saberes e fazeres culturais” presentes no currículo da cidade da disciplina de arte, sobretudo ao reconhecer e abordar o cinema como obra de arte que possui uma linguagem que se relaciona com as outras linguagens artísticas.
Público-alvo: Prof. Ens. Fund. II e Médio
Carga horária total: 20 horas, sendo 12h a distância e 8h em aulas síncronas
Previsão de realização
Março a novembro
Regente
Eveline Stella de Araujo: jornalista, antropóloga-cineasta e sanitarista, doutora pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Professora substituta de comunicação na UFPR (Radiojornalismo e Cinema), de 2018-2019, com duas premiações no 23º Sangue Novo no Jornalismo: 1º lugar em Radiojornal Laboratório e 3º lugar em Programa de Rádio, em 2019. Foi educomunicadora na SME/SP, de 2009-2011. Atua nas seguintes áreas: Comunicação, Cinema, Rádio.
Rita de Cássia da Silva Leão doutora e mestre em Ciências Sociais (Antropologia) e graduada em Ciências Sociais pela PUC/SP. Docente em projetos sociais e em universidades, na graduação e pós-graduação das disciplinas sociologia, antropologia, ciência política e multiculturalismo e de cursos livres sobre cinema. Atualmente é docente, tutora (Pedagogia), autora de material didático para ensino superior, formadora de professores/as do Núcleo Educomunicação da SME/SP e participa do coletivo janela aberta de Cinema & Educação.
Nas várias formações de professores da Rede Municipal e de Ensino e nos diversos níveis que vão do ensino infantil ao ensino médio e a EJA, se apresentam muitas dúvidas dos docentes quanto a como trabalhar com o Cinema Negro em sala de aula, uma vez que, por vezes, esse campo chega a ser desconhecido por muitos. Há uma grande divergência entre o que é recomendado pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a formação do professor, além da aplicação da lei federal nº 10.639/03, também apontar necessidades de formação periódica para que a história e a cultura africana e afrobrasileira sejam efetuadas de acordo com as disciplinas e conteúdos da grade curricular já existente. Essas necessidades vêm ao encontro do desenvolvimento deste curso, que visa a formação docente, para o uso de filmes no campo cinematográfico negro, ou seja, com assuntos relacionados a essa população – maioria no Brasil – e protagonizada por negros e negras do país, com o propósito de fomentar discussões, leitura crítica, desenvolvimento de projetos Interdisciplinares em sala de aula com os estudantes.
Público-alvo: Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. de Ed. Infantil, Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio, Supervisor Escolar, Anal. de Inf. Cult. e Desp. – Biblioteca, Anal. de Inf. Cult. e Desp.Ed. Física, Aux. Técnico de Educação, Coord. Ação Cultural/Educacional
Carga horária: 20 horas, sendo, 12h a distância e 8h em aulas síncronas.
Previsão de realização
Março a novembro
Formadora : Paola Diniz Prandini
Paola Diniz Prandini
Doutoranda e mestra em ciências da comunicação, com especialização em gestão da Comunicação, pela ECA-USP. Jornalista de formação, é co-fundadora e diretora do negócio Social Afroeducação e integrante da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA-SP). Sócia-fundadora, integrante do Conselho Científico Deliberativo e Coordenadora do Grupo de Estudos em Educomunicação e Relações Étnico-raciais da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABEPEducom), também faz parte do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Já atua, como formadora no Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São paulo, desde 2010, e junto ao Núcleo de Educação para as Relações Étnico-raciais da mesma secretaria, entre 2014 e 2016.
Esta proposta de curso visa promover reflexões e práticas sobre os conceitos de Comunicação Não-Violenta (CNV) e Educomunicação, utilizando os meios de comunicação e as tecnologias da informação na sociedade atual. O objetivo é oferecer formação para a cidadania, compartilhamento de ideias, convivência interpessoal e empoderamento de crianças e jovens. Acreditamos que esse paradigma é fundamental em qualquer processo de construção coletiva do conhecimento, e pode nos auxiliar de maneira significativa na aplicação de um curso voltado para a criação coletiva de fanzines e jornais murais educativos, que abordem práticas de comunicação não-violenta.
Público-alvo
Analista de Inf.cult. e Desp. – Biblioteca, Analista de Inf.Cult.e Desp. – Ed.física, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. De Ed. Infantil, Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio, Supervisor Escolar
Previsão de realização
Março a novembro
Formadoras
Paola Prandini
Jornalista, Escritora, Doutoranda e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela USP. Sócia-fundadora e Diretora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), também faz parte do Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Formadora do Núcleo de Educomunicação da SME-SP desde 2009.
Janaina Gallo
Educomunicadora e advogada. Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Licenciada em Educomunicação junto à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente cursa o mestrado em Ciências da Comunicação na ECA-USP. Atua como articuladora, educadora e facilitadora no Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo (CDHEP). Foi consultora pedagógica no Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação – AIPR, coordenadora-adjunta de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, atuou na consolidação da Escola da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e em entidades da sociedade civil que lidam com temas relacionados aos direitos humanos.
O curso explora o ensino híbrido enfatizando o uso crítico de mídias e tecnologias, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e a criação de ambientes colaborativos. As salas digitais são ambientes equipados para metodologias ativas e ensino híbrido, permitindo o desenvolvimento de habilidades de comunicação e engajamento dos alunos com o uso de ferramentas digitais e mídias sociais. O curso explora diferentes modelos de ensino híbrido, incluindo rotação por estações em grupo, rotação individual, modelo Flex e a la carte.
Público-alvo
Prof. Ed. Inf. E Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio
Previsão de realização
Março a novembro
Formadora: Elisiane Alves de Oliveira
Mestre em Ciências na área de Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades; especializada em Tópicos de Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa; graduada em Letras; professora de ensino fundamental, médio e técnico há 13 anos; foi coordenadora de projetos e pedagógica; desenvolveu atividades de rádio escolar, fez cursos sobre Inclusão, Biblioteca, Metodologias Ativas, Educomunicação, EaD e Docência para o Ensino Superior.
O curso de escrita de roteiros de cinema de ficção explora as possibilidades da escrita na escola, incentivando a criação de filmes e promovendo um diálogo pedagógico com a cultura audiovisual contemporânea. As aulas abordam o conceito de roteiro, envolvendo exercícios de escrita, o conceito de cena e suas variações de escrita, e a análise dos roteiros escritos como um procedimento pedagógico enriquecedor. O objetivo é ampliar o uso da escrita como uma ferramenta criativa e educativa, estimulando a expressão dos estudantes e sua compreensão do processo de construção audiovisual.
Público-alvo
Prof. Ens. Fund. II e Médio; Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I; Prof. Ed. Infantil
Pré-requisito: participação dos cursos Produção Audiovisual, Stopmotion, Filme de Minuto
Previsão de realização
Março a novembro
Formador: Diogo Noventa
Educomunicador, cineasta e diretor teatral. Mestre em filosofia (Estudos Culturais) pela USP, graduado em rádio e TV com especialização em Comunicação e Educação pelo NCE/USP.
O curso aborda o papel da fotografia na mídia e sua capacidade de contar histórias. Explora como a fotografia pode ampliar as vivências no ambiente escolar, sendo uma ferramenta de comunicação e uma linguagem que nos conecta com o mundo. Os participantes desenvolverão repertório e análise crítica sobre o uso da fotografia na mídia e aprenderão a integrá-la em projetos de educomunicação. O curso parte de conhecimentos básicos de fotografia e culmina no desenvolvimento de propostas pedagógicas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Contribui para o alcance dos objetivos de aprendizagem do currículo da cidade e o desenvolvimento das habilidades de educação midiática
Previsão de realização
Março a novembro
Formadores:
Mauricio Silva
Educomunicador, arte/educador e fotógrafo. Doutor e Mestre em Artes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (ECA/USP). Especialista em Mídias na Educação (MEC/UFPE) e Licenciado em Educomunicação (ECA / USP). Formador de Professores pelo Núcleo de Educomunicação da SME/SP e de Profissionais da Saúde no projeto Educom.Saúde da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.
Melina Resende
Licenciada em Fotografia (Senac/SP) e especialista em arte-educação (CEUMA/USP). Atua como formadora do Núcleo de Educomunicação (SME-SP), arte-educadora na Fábrica de Cultura e em projetos sociais, fotógrafa comercial e autoral com diversas exposições e publicações.
Juliana Monteiro
Graduada em Linguística, na USP, e pós-graduada em Comunicação, na ESPM. Trabalha desde 2002 como professora de texto e de produção textual em colégios como Anglo Leonardo da Vinci e Anglo Santos. Nos últimos anos, tem ministrado oficinas que unem fotografia, literatura e escrita em instituições como MAM, Ibeac, SESC e Instituto Emília. Em sua obra artística, publicou livros, como o livro Catálogo de Perdas, composto por 40 fotografias suas e 40 contos de João Carrascoza, e participou de exposições em galerias e em museus.
Daniel Amadei
Diretor de criação, editor, fotógrafo, jornalista, educomunicador. Experiência de 17 anos no ensino superior lecionando em cursos de graduação e pós-graduação (Jornalismo Cultural na FAAP, orientações de TCC na Pós-graduação em Roteiro do Centro Universitário, tutoria e desenvolvimento de conteúdos para a Pós Graduação em Design Educacional também no SENAC). Sócio na Clã Criatividade Audiovisual.
O curso capacita professores a desenvolverem projetos de produção de histórias em quadrinhos na sala de aula, abrangendo qualquer disciplina e faixa etária. Os tópicos incluem a história das HQs, sua linguagem (balonamento, criação de personagens, enquadramento), a relação das HQs com a neurociência e a importância da construção colaborativa. Além disso, os professores aprenderão a organizar a sala de aula para a produção autoral das HQs
Público-Alvo
Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio
Previsão de realização
Março a novembro
Formador: Carlos Antonio Teixeira
Pedagogo de formação. Especialista em Estudos Brasileiros e em Cultura e Divulgação da Ciência. Mestre e Doutor em Ciências. Pós-doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Autor de revistas de histórias em quadrinhos de divulgação da ciência. Produtor Cultural com ênfase na Cultura Científica e Coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
A exposição a gêneros textuais desde a infância na escola nos proporciona conhecimento sobre eles, mesmo sem lê-los especificamente. O trabalho com gêneros textuais reais na escola deve seguir a abordagem dos leitores e escritores fora do ambiente escolar, conectando práticas sociais e atividades escolares. O desenvolvimento da alfabetização e da proficiência na leitura e escrita está ligado ao trabalho com gêneros textuais ao longo dos anos na escola. O jornal é destacado como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento dos estudantes, pois contém diversos gêneros textuais. É importante explorar diferentes formas de usar o jornal como recurso pedagógico, integrá-lo às disciplinas, adaptar as atividades de acordo com as habilidades a serem desenvolvidas e orientar os estudantes na produção de textos jornalísticos. Além disso, é necessário promover a leitura crítica e reflexiva das informações jornalísticas, estimular a compreensão e interpretação dos textos, fomentar a análise dos diferentes pontos de vista nas notícias, investigar os gêneros textuais presentes no jornal e analisar exemplos concretos para identificar suas características.
Público-alvo
Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio
Previsão de realização
Março a novembro
Formadora: Suéller Oliveira da Costa
Jornalista, professora, educomunicadora e pesquisadora. Mestre em Ciências da Comunicação, na Área de Concentração “Interfaces Sociais da Comunicação”, na Linha de Pesquisa “Comunicação e Educação”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Jornalismo e licenciada em Letras (Português e Inglês) e Pedagogia. Especialista em Estudos da Linguagem pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), em Educomunicação – Educação, Comunicação e Mídias pela ECA/USP, Tecnologias na Aprendizagem pelo Senac-SP. Atuação nas áreas de comunicação, com produção, edição e revisão de conteúdos direcionados ao segmento educacional; da educação, como professora de língua inglesa na Educação Básica e formadora em cursos de extensão nas áreas de linguagens, mídias e tecnologias; como educomunicadora, com a mediação de projetos voltados à educação midiática, com o incentivo à leitura e produção de canais informativos no espaço educativo, orientações sobre letramento digital e informacional e o uso das tecnologias com a perspectiva educomunicativa; e pesquisadora, no encaminhamento de estudos e formações na interface comunicação e educação. Membro dos grupos de pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom), da ECA/USP; Polifonia, do DCH/UNEB; e Comunicação e Educação, do Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom). Idealizadora do projeto Educom Alto Tietê.
O curso é um importante recurso de formação para a compreensão do universo cultural dos estudantes a partir da música. Além disso, oferece bagagem de conhecimento para o professor desenvolver atividades que promovam a leitura critica das referências musicais dos estudantes. A formação se direciona ainda à discussão e endentendimento do papel dos algoritmos na formação e consolidação do repertório destes jovens, que têm interagido com os artistas e seus trabalhos especialmente a partir das mídias digitais.
Publico-alvo: Prof. Ens. Fund. II e Médio
Carga horária: 20 horas, sendo 14h a distancia e 6h assíncronas
Previsão de realização
Março a novembro
Formadores
Silene de Araujo Gomes Lourenço
Graduada em História. Especialista em Marketing e Propaganda e Mestre em Comunicação e Mercado (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero). Longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior da Rede Pública e Particular de Ensino. Longa experiência com formação de professores. Sócia fundadora da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.
Rogério Pelizzari de Andrade
Doutor e mestre em educomunicação, além de especialista em gestão da comunicação pela ECA/USP. Graduado em jornalismo e publicidade pela USJT. Atua desde 1998 na área de comunicação. Professor universitário desde 2010, nas modalidades presencial, EAD e híbrida. Produziu e avaliou conteúdos pedagógico. Foi formador no núcleo de educomunicação da SME/PMSP. É revisor de publicações acadêmicas na área do Direito Criminal.
Este curso tem como objetivo formar estudantes para a leitura crítica da mídia, promovendo a conscientização sobre as mensagens veiculadas nos diferentes espaços midiáticos. Através da educomunicação e da alfabetização midiática e informacional (AMI), busca-se compreender as subjetividades e mensagens implícitas, capacitando os alunos a participarem ativamente da transformação da sociedade. O curso aborda temas como direito à comunicação, liberdade de expressão, imparcialidade da imprensa, desinformação, fake news e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Além disso, explora a função das agências de notícias, o poder dos anunciantes e a leitura crítica de imagens.
Público-alvo
Analista de Inf.Cult. e Desp. – Biblioteca, Analista de Inf.cult.e Desp. – Ed.física, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. de Ed. Infantil, Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. Ii E Médio, Supervisor Escolar
Previsão de realização
Março a novembro
Formadores:
Silene de Araujo Gomes Lourenço
Graduada em História. Especialista em Marketing e Propaganda e Mestre em Comunicação e Mercado (Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero). Longa experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior da Rede Pública e Particular de Ensino. Longa experiência com formação de professores. Sócia fundadora da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação.
Rogério Pelizzari de Andrade
Doutor e mestre em educomunicação, além de especialista em gestão da comunicação pela ECA/USP. Graduado em jornalismo e publicidade pela USJT. Atua desde 1998 na área de comunicação. Professor universitário desde 2010, nas modalidades presencial, EAD e híbrida. Produziu e avaliou conteúdos pedagógico. Foi formador no núcleo de educomunicação da SME/PMSP. É revisor de publicações acadêmicas na área do Direito Criminal.
Bruno de Oliveira Ferreira
Jornalista e professor. Mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Tem licenciatura em Educação Profissional de Nível Médio, pelo IFSP. É assessor pedagógico do programa EducaMídia, do Instituto Palavra Aberta, e autor do livro “Jornalismo e educação: competências necessárias à prática educomunicativa”.
O curso tem como objetivo fornecer uma introdução aos fundamentos da produção audiovisual. Os participantes passarão por três módulos: no primeiro, aprenderão desde a concepção da ideia até a criação do roteiro; no segundo, explorarão a transformação das palavras em imagens; e no terceiro, entenderão como a edição dá sentido à imagem final. Ao final do curso, os participantes aplicarão os conhecimentos adquiridos em um pequeno projeto prático.
Público-Alvo
Analista de Inf.Cult. E Desp. Biblioteca, Analista de Inf.Cult.e Desp. Ed.Física, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. de Ed. Infantil, Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio e Supervisor Escolar.
Previsão de realização
Março a novembro
Formadores:
Diogo Noventa
Educomunicador, cineasta e diretor teatral. Mestre em filosofia (Estudos Culturais) pela USP, graduado em rádio e TV com especialização em Comunicação e Educação pelo NCE/USP.
Marcos Vinicius Yoshisaki
Realizador de cinema, pesquisador e educador. Dirigiu e roteirizou curtas-metragens e o longa-metragem intitulado “Bem-vindos de Novo” (2021). Formado em Audiovisual pela ECA-USP, realiza doutorado em Cinema na mesma universidade. Atuou em cursos e oficinas de audiovisual como “USP-Escola”, “Oficinas Culturais”, “Fábrica de Cultura” e “Núcleo de Educomunicação-SME”.
Mariza Almeida Pinto
Cineasta, Professora de Artes Plásticas e Cênicas, com especialização em Linguagens da Arte. Atuou no Núcleo Educom/SME-SP e ativista no Coletivo Mosaico (audiovisual) e no GT Arte e Cultura (LGBTQIAP+)
Neste curso, você aprenderá a desenvolver um projeto educomunicativo com seus alunos, usando a linguagem radiofônica e a Internet como ferramentas. Exploraremos o Currículo da Cidade e a Agenda 2030, familiarizando-nos com as ODS. Você utilizará aplicativos para gravação de voz, explorando acervos sonoros online. Aprenderá a criar roteiros, editar no Audacity e Anchor, criar vinhetas e fichas técnicas. Ao final, você terá uma proposta de projeto para implementar com seus alunos.
Público-alvo
Analista de Inf.Cult. e Desp. – Biblioteca, Analista de Inf.Cult.e Desp. – Ed.Física, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. de Ed. Infantil, Prof. Ed. Inf. E Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II E Médio e Supervisor Escolar
Previsão de realização
Março a novembro
Formadores:
Carlos Alberto Mendes de Lima
Anderson Zotesso Rodrigues
Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Jornalista. Professor convidado do laboratório de Rádio do Curso de Cultura e Meios de Comunicação – Lato Sensu PUC/ COGEAE/ SEPAC , entre outros cursos de curta duração (2007 a 2015); Agente Cultural; Formador do Núcleo de Educomunicação; Dramaturgo, ator e produtor no Gato Coletivo Artístico.
Douglas Calixto
Jornalista formado pela UNESP, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. O trabalho “Memes na internet: entrelaçamentos entre Educomunicação, cibercultura e a zoeira de estudantes nas redes sociais” rendeu-lhe a indicação como melhor mestrado de Comunicação da USP em 2017 e o prêmio “Francisco Morel” de melhor mestrado do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação 2018 (Intercom). Desenvolve pesquisa nas áreas de Comunicação, Educação e cibercultura. É também um dos autores do livro “Comunicação e Educação: aceleração social do tempo”, organizado pelo prof. Adilson Citelli (USP) e cocriador do projeto Aula Pública, programa de divulgação científica. Integra o grupo de pesquisa “Mediações Educomunicativas”, coordenado pelo prof. Adilson Citelli da ECA-USP. Atualmente é Grant Manager da Porticus.
Eveline Stella de Araujo
PhD em Saúde Pública e Doutoranda em Comunicação, Mestre em Antropologia e Bacharel em Jornalismo. Diretora do Cine Tornado Festiva desde 2014. Docente na UFPR (2018-2019) das disciplinas de Cinema I e todas as disciplinas de Radiojornalismo e Produção Sonora. Três premiações na área de Rádio e Jingle, nesse período de docência. Atualmente educomunicadora na SME-SP, desde 2020, tendo atuado também em 2009-2011.
Ana Paula de Souza
Radialista, Atriz, Contadora de Histórias, especialista em A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: Abordagens poética, literária e performática. É formada em Radialismo pela Universidade Metodista, e Teatro pelo SENAC. É também arte-educadora, atuando em diversos espaços culturais, escolas, e projetos sociais. Idealizadora do grupo Tricotando Palavras se apresentando em diversas instituições.
O curso aborda o impacto da tecnologia em nossas vidas diárias, discutindo questões como o uso de imagens e músicas em redes sociais e a utilização de materiais de colegas. Ele explora os direitos autorais e as discussões atuais na internet, apresenta o conceito de Recurso Educacional Aberto (REA) e mostra plataformas com materiais gratuitos e utilizáveis. Além disso, o curso orienta sobre os procedimentos para publicar conteúdo, destacando que todo professor é autor e pode contribuir nesse contexto.
Público-Alvo
Analista de Inf.Cult. e Desp. – Biblioteca, Analista de Inf.Cult.e Desp. – Ed.Física, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador de Ação Cultural, Coordenador de Ação Educacional, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. de Ed. Infantil, Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio, Supervisor Escolar
Previsão de realização
Março a novembro
Formador: Karla Isabel de Souza
Pedagoga, mestrado e doutorado na área de educação e tecnologia. Pós doutorado na área de Comunicação. Professora e coordenadora de curso de pedagogia EaD.
Fundamentado em STEM/STEAM, Cidadania Global e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, busca-se desenvolver projetos com foco na cidadania global, utilizando técnicas de planejamento, implementação e avaliação. O curso visa orientar a construção de propostas de aprendizagem com tecnologias digitais que fortaleçam os saberes dos estudantes em Ciências da Natureza, Tecnologia, Artes, Matemática e saberes digitais, considerando contextos interdisciplinares.
Público-alvo
Analista de Inf.Cult. e Desp. – Biblioteca, Analista de Inf.cult.e Desp. – Ed.física, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I, Prof. Ens. Fund. II e Médio, Supervisor Escolar
Previsão de realização
Março a novembro
Formadora: Luci Ferraz De Mello
Doutora e mestre em Ciências da Comunicação, sob linha de pesquisa Interfaces Sociais da Comunicação (Educomunicação), atua como consultoria em processos educacionais mediados por tecnologias digitais na Educação Básica, ensino público e privado, incluindo apoio à estruturação de processos de educação digital junto Secretarias de Educação de diferentes estados.
A arte de contar histórias. Quem é que não gosta de uma boa história? As histórias possuem o poder de encantar, ensinar, convencer, persuadir e criar conexões. No curso Storytelling, vamos estudar a estrutura das histórias, criar e contar histórias, explorando personagens e criando narrativas envolventes.
Período de realização
Março a novembro
Formadora: Ana Paula de Souza
É formada em Comunicação Social – Rádio e TV – Universidade Metodista de São Paulo. Pós-Graduada em Gestão Cultural – Cultura, desenvolvimento e mercado, SENAC. Pós-Graduada em A Arte de Contar Histórias, FACON/A Casa Tombada. É Atriz (DRT) 19897, formada pelo SENAC. Atua na área artística, cultural e educacional há 25 anos. É atriz, contadora de histórias, formadora, artista-educadora, produtora cultural, fundadora do grupo Tricotando Palavras há 13 anos.
Curso Imprensa Jovem – Criando Agência de Notícias na Escola
- O que é o Imprensa Jovem
- Produção de entrevista
- Organização de coletiva Imprensa Jovem
- Conhecimentos básicos de produção jornalística, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo
- Leitura crítica da mídia
Publico alvo: professores que desenvolve o projetos do Programa Imprensa Jovem
Período de realização
Março a Novembro