Notícias

Inscrições abertas para o Câmara Mirim 2016

Alunos do 5º ao 9º ano podem inscrever seus projetos até 1º de julho

Publicado em: 11/04/2016 15h50 | Atualizado em: 30/11/2020

plenarinho_740_x_430.jpg

Até o dia 1º de julho, estão abertas as inscrições para o Câmara Mirim 2016. Promovido pelo Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, o Câmara Mirim recebe projetos de leis elaborados pelas crianças. Os projetos devem versar sobre assuntos considerados importantes para suas comunidades, para suas cidades ou para o Brasil.

Os projetos passam por uma seleção e os autores dos três melhores projetos vão a Brasília em outubro para defender sua proposta em comissão e no Plenário da Câmara dos Deputados.

Cerca de 350 crianças e adolescentes, trazidos por suas escolas e câmaras mirins municipais, também viram deputados e deputadas por dois dias, discutindo e votando os projetos na Câmara.

No dia 20 de outubro, os três projetos selecionados serão discutidos em três comissões pelos estudantes. No dia seguinte, crianças e adolescentes tomarão conta do Plenário Ulysses Guimarães, ocupando a Mesa Diretora, a tribuna, tendo voz, vez e voto, para discutir e votar as propostas.

Como fazer a inscrição de projetos de lei?

Alunos do 5º ao 9º ano podem inscrever sua proposta por este link até o dia 1º de julho. No dia 5 de agosto, o Plenarinho vai divulgar o resultado com os três melhores projetos.

As inscrições de projetos também podem ser feitas pelos Correios, em documento a ser enviado para

Plenarinho – Câmara Mirim
Palácio do Congresso Nacional – Câmara dos Deputados
Ed. Anexo I, 16º andar, sala 1609
Praça dos Três Poderes
Brasília/DF – CEP: 70160-900

Inscrição de escolas e câmaras mirins municipais

Professores e coordenadores de câmaras mirins municipais que queiram trazer seus alunos e vereadores mirins para serem deputados, devem fazer a inscrição até 1º de julho, escrevendo uma justificativa que explique por que é importante trazer suas crianças para o Câmara Mirim. São seis vagas para escolas e dez para câmaras mirins municipais. Cada escola tem o direito de trazer até 40 alunos e as câmaras mirins podem trazer até 10 vereadores cada.

Havendo número de interessados maior que o de vagas, o texto usado como justificativa na inscrição será critério de avaliação. É bom salientar que escolas e câmaras mirins municipais devem arcar com suas próprias despesas. Nos dois dias do Câmara Mirim, será oferecido um lanche às crianças participantes e seus acompanhantes.

– Inscrição de projetos de lei – clique aqui
– Inscrição de escolas – clique aqui
– Inscrição de câmara mirim municipal – clique aqui
– Regulamento do Câmara Mirim 2016 – clique aqui

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail camaramirim@camara.leg.br

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

«1 2 3 1.673