Notícias

Biblioteca do CEU Parelheiros recebe o escritor Zé Sarmento

Visita do autor inaugura a série de diálogos “Para Quem Você Faria o Prefácio?”

Publicado em: 17/03/2016 17h37 | Atualizado em: 30/11/2020
Ze Sarmento_740x430.JPG

A Biblioteca Carolina Maria de Jesus, do Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, recebeu o poeta e escritor José Marques Sarmento na última sexta-feira (12). O encontro inaugura a série “Para Quem Você Faria o Prefácio?”, que tem o objetivo de levar autores da periferia para conversar com crianças e jovens da comunidade.

Com oito livros publicados, Zé Sarmento, como é mais conhecido, é um escritor e poeta da periferia de São Paulo. Entre suas obras estão “Paraisópolis – Caminhos de Vida e Morte”, “Bixiga – Um Cortiço dos Infernos” e “Ângela: um jardim no vermelho”. Os livros formam uma trilogia que fala sobre bairros da cidade paulistana. Seu mais recente livro é Guerreira, lançado em agosto de 2015, no qual o autor aborda a violência contra a mulher.

Os alunos do sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Vieira de Queiroz Filho foram os escolhidos para assistir à palestra e conversar com Zé Sarmento. Durante a apresentação, o poeta falou sobre sua origem humilde no sertão da Paraíba e como conseguiu, por meio dos estudos, mudar sua condição. O poeta afirmou que as artes e, principalmente, a literatura, foram essenciais em sua vida e destacou o poder da leitura. “Ela faz a gente pular, saltar, voar. Transforma a gente em um espírito que sai do corpo para explorar outros lugares”, completou

O sotaque nordestino bem carregado e seu jeito eletrizante e informa de falar arrancou risos e conquistou a todos. O poeta chamou a atenção das crianças para a importância de se ter um bom ambiente escolar. “Quando eu era criança, lá no nordeste, eu não tinha uma estrutura como é o CEU para estudar. Vocês, hoje, têm. Portanto, devem aproveitar ao máximo essa oportunidade”, ressaltou.

Zé Sarmento afirma que esses encontros são importantes, pois proporcionam uma troca de energia enorme e é possível passar para os jovens um pouco de experiência e estimulá-los a ler cada vez mais. “Se dois ou três começarem a frequentar a biblioteca e pegar o gosto pela leitura, o encontro já valeu a pena e ajudou a transformar a vida deles”, finalizou o autor.

Confira a galeria de fotos da visita de Zé Sarmento à Biblioteca do CEU Parelheiros.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Portal (5)
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Publicado em: 08/01/2026 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Publicado em: 07/01/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Publicado em: 06/01/2026 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (1)

Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira

Publicado em: 05/01/2026 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.615