Notícias

Zona leste ganhará mais um Território CEU

Obras do Território CEU José de Anchieta fazem parte do plano de expansão da Rede CEU

Publicado em: 23/02/2016 17h52 | Atualizado em: 04/05/2021

mais_um_territorio_ceu_740_x_430.jpg

Na manhã desta terça, 23, aconteceu no bairro de Artur Alvim, região leste da cidade, o anúncio do início das obras do Território CEU José de Anchieta. O evento contou com a presença do Prefeito Fernando Haddad, do Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita, do Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, do Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro, da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer, do Secretário de Comunicação, Nunzio Briguglio, da Secretária Adjunta Municipal de Cultura, Maria do Rosário, e da Secretária Adjunta Municipal de Desenvolvimento Urbano, Tereza Herling.

O novo Território CEU irá funcionar na R. José Balangio, 188, onde está instalado o Centro Educacional e Esportivo (CEE) Padre José de Anchieta.

O Prefeito Fernando Haddad chamou a atenção para o fato do desenvolvimento do território onde se localizará o novo Centro Educacional Unificado ser conduzido de forma a homogeneizar as oportunidades de educação, de esporte e de saúde. O Território CEU incentiva o uso mais intensivo dos espaços públicos da região, ao integrar diversos equipamentos públicos e as ruas do entorno. Serão no total 51,4 mil metros quadrados de paisagismo interligando quatro escolas da rede municipal e a Unidade Básica de Saúde José de Anchieta.

O novo CEU terá dois blocos: o cultural e educacional, com cinco pavimentos, e o esportivo, com três pavimentos. Haverá piscinas externas para adultos e para crianças e também uma piscina semiolímpica coberta e aquecida. O campo receberá grama sintética e terá novos vestiários. O projeto prevê ainda quadras poliesportivas e salas para atividades.

O complexo ainda contará com cinema, teatro e um Centro Municipal de Educação Infantil Integrada (CEMEI) com capacidade para atender 508 alunos entre 0 e 5 anos e 11 meses.

“Aqui terá uma universidade de graça, como já está acontecendo com os outros CEUs, com cursos de engenharia, de pedagogia, de enfermagem, na área de tecnologia e licenciaturas. Tudo isso para que a educação possa fazer o seu papel fundamental que é ajudar as pessoas a se desenvolverem da melhor maneira possível”, disse o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita. “Aqui vai ser um celeiro de campeões. Campeões no esporte e campeões na vida”, concluiu.

Plano de expansão da rede CEU – Está em andamento na capital a primeira fase do plano de expansão da rede CEU, na qual serão investidos R$ 314 milhões. Nesta etapa, serão construídas oito unidades, com média de área de 11.500 metros quadrados cada uma. Os novos equipamentos serão instalados na Freguesia do Ó e no Novo Mundo, na zona norte, e no Carrão/Tatuapé, no José de Anchieta, no José Bonifácio/São Pedro, no Parque do Carmo, em São Miguel Paulista e na Vila Prudente, na zona leste.

Estão em processo de licitação mais seis Territórios CEU, localizados no Campo Limpo e no Grajaú, na zona sul, em Pirituba/ Jaraguá e Jaçanã/ Tremembé, na zona norte, e em Cidade Tiradentes, na zona leste. Cada um receberá investimentos de cerca de R$ 50 milhões. Estão planejadas mais três fases de obras, que totalizarão 21 novos Centros Educacionais Unificados na cidade.

Atualmente, São Paulo conta com 46 CEUs, todos equipados com quadras poliesportivas, playground, teatro, piscinas, bibliotecas, área de informática e espaços para oficinas. A expansão integra a meta 16 do Programa de Metas 2013-2016.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma pessoa vista de perfil, escrevendo a palavra “Educação” em um quadro branco com uma caneta preta. A pessoa tem cabelo preso e veste uma jaqueta jeans. A palavra está escrita em letra cursiva, em destaque no centro da imagem. Ao fundo, o cenário é claro e minimalista, com um detalhe em degradê azul no canto superior direito, conferindo um aspecto institucional e limpo.

Fontes de recursos na folha de pagamento dos professores reforçam transparência

Publicado em: 27/03/2026 7h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Imagem de um jovem sorridente, em ambiente interno, ao lado de uma cabine de votação. Ele usa óculos, camiseta clara com a palavra “VOTE” e o número “8” escritos à mão, além de um nome abaixo, sugerindo apoio a uma candidatura. Ao lado, há uma estrutura de papelão branca com as inscrições “Justiça Eleitoral” e “Cabina de Votação”, com o símbolo oficial ao centro. A cabine está posicionada sobre uma mesa, onde também é possível ver parte de um equipamento eletrônico. O cenário remete a um processo de votação escolar, como eleições de grêmio estudantil.

Escola municipal realiza eleição do Grêmio Estudantil com urnas eletrônicas 

Publicado em: 27/03/2026 6h32 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem de imagens em ambiente de cozinha profissional. Na parte superior, um grupo de aproximadamente quinze pessoas posa sorrindo para a câmera, vestindo aventais e toucas, ao redor de uma mesa com diversos alimentos preparados, como pães, bolos, frutas e pratos decorados. O grupo é diverso em idade, gênero e aparência, transmitindo um clima de colaboração e acolhimento. Na parte inferior, há três imagens menores: à esquerda, uma pessoa observa a tela de um computador com conteúdo organizado em quadros; ao centro, participantes trabalham na preparação de alimentos em uma bancada, manipulando ingredientes; à direita, duas pessoas conversam enquanto uma delas gesticula, possivelmente explicando uma atividade. O conjunto das imagens sugere um contexto de formação, trabalho coletivo e aprendizado na área de alimentação.
Imagem com fundo claro e borda azul. Ao centro, está o logotipo da COCEU em azul, composto pela palavra “COCEU” em letras maiúsculas e, acima, um elemento gráfico estilizado que lembra uma ave em voo ou uma linha fluida.

Oportunidade para atuar em COCEU

Publicado em: 27/03/2026 2h41 - em CEU e COCEU

Imagem composta de duas fotografias com ações de escolas sobre o

Escolas das zonas norte e leste promovem ações no Mês da Mulher

Publicado em: 26/03/2026 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

«1 2 3 1.639