Notícias

Currículo Integrador da Infância Paulistana

Subsídio para os momentos formativos coletivos dos educadores da Educação Básica

Publicado em: 01/02/2016 16h55 | Atualizado em: 30/11/2020

curriculo_integrador_infancia_paulistana_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Diretoria de Orientação Técnica (DOT) Divisão de Educação Infantil e Divisão de Ensino Fundamental e Médio, divulga o documento “Currículo Integrador da Infância Paulistana”.

O “Currículo Integrador da Infância Paulistana” é fruto de ampla discussão e construção coletiva que aconteceu ao longo de 2015. Num primeiro momento, com as equipes das Diretorias de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) das Diretorias Regionais de Educação (DRE) e, posteriormente, com as equipes das Unidades Educacionais (UE), quando foram realizados 13 Seminários Regionais – “Diálogos para a construção do Currículo Integrador da infância Paulistana: articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização”, sendo um em cada DRE.

Segundo Sonia Larrubia, diretora de DOT Educação Infantil, o documento tem o intuito de promover reflexões sobre as práticas pedagógicas com vistas a um processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental que articule os trabalhos desenvolvidos nas duas etapas da Educação Básica.

De acordo com a diretora de DOT Ensino Fundamental e Médio, Marcia Cordeiro, integrar é garantir que as concepções, ações e registros considerem bebês e crianças reais em sua inteireza e potencialidade, tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, considerando as diferenças entre os objetivos e direitos de aprendizagem de cada etapa/segmento, de modo que os seus direitos orientem as práticas educativas nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

O documento está disponível para download aqui neste link.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Portal (5)
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Publicado em: 08/01/2026 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Publicado em: 07/01/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Publicado em: 06/01/2026 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (1)

Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira

Publicado em: 05/01/2026 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.615