Notícias

Escola Municipal de Ensino Fundamental desenvolve projeto “Educando através da dança”

Em meio à pandemia, professora da Rede Municipal inova nas aulas de projeto de dança

Publicado em: 05/08/2020 10h28 | Atualizado em: 30/11/2020
Projeto Dança

A pandemia tem desafiado professoras e professores a usar a criatividade para continuar educando. A maneira que a docente de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor André Rodrigues de Alckmin, Alessandra Gomes, tem colocado seus alunos para se mexer.

Bailarina formada pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo, Alessandra explica que a ideia era tirar os alunos da possível monotonia da aula online: “Todas as atividades que eu passo permitem que os estudantes utilizem a sua autonomia dentro do processo criativo”.

A professora explica que as aulas acontecem por meio de aplicativos de troca de mensagens e plataformas de videoconferências e de lives nas redes sociais. “Para as crianças do 1° ao 3° ano trabalho com a nomenclatura oficial do ballet clássico, associando uma imagem lúdica e músicas que as incentive a se movimentar. Com os maiores, estou ministrando aulas de condicionamento físico voltado para bailarinos, aula de ballet clássico, contemporâneo e hip hop”, falou a educadora.

A solução encontrada para que maior parte dos estudantes tenha acesso ao conteúdo digital, mesmo aqueles que dependem dos aparelhos celulares dos pais, foi a gravação e disponibilização de vídeo-aulas dando oportunidade para que façam os exercícios de ballet no horário que for apropriado para a rotina da família.

As crianças foram convidadas a criar o seu próprio caderno de ballet e hip hop e passaram a estudar os estilos de dança, seu histórico, bailarinos e dançarinos famosos, a primeira bailarina negra, nomenclaturas, etc. “Planejei várias atividades para as aulas em ambiente virtual. Criei o desafio “Dance em Casa” para que os alunos mandassem vídeos dançando nas suas casas, sozinhos ou com os seus familiares. É importante salientar que alunas do intermediário e avançado ajudam os mais novos gravando vídeos-tutoriais”, disse Alessandra.

Educando através da Dança

O projeto foi iniciado no ano de 2012 após a realização da I Mostra de Dança da EMEF Professor André Rodrigues de Alckmin, a partir do interesse demonstrado pelos educandos de uma prática efetiva de um estilo musical que acreditavam não estar acessível a eles, o ballet, e teve continuidade nos anos seguintes. Atualmente, por conta da pandemia do novo coronavirus, foi adaptado para o ambiente virtual.

Acompanhe as ações do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/educandoatravesdadanca/

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647