Notícias

Projeto CEU Amigo do Coração conscientiza comunidade sobre importância do autocuidado

Com foco no período de distanciamento social ação trabalha com três pilares: atividades físicas, alimentação saudável e cuidado com as emoções

Publicado em: 07/07/2020 15h10 | Atualizado em: 30/11/2020

Fachada do prédio de um CEU com o texto Ceu Amigo Do PeitoDurante o período de quarentena decorrente da pandemia da Covid-19, dois Centros Educacionais Unificados (CEU) da zona leste de São Paulo estão desenvolvendo ações de cuidado com a saúde em suas comunidades. O projeto “CEU Amigo do Coração” visa conscientizar usuários e equipes dos CEUs sobre a importância do autocuidado a partir de três pilares: atividades físicas, alimentação saudável e cuidado com as emoções.

A iniciativa consiste em proporcionar remotamente conhecimento e atividades para alunos, familiares, educadores e equipes dos CEUs Aricanduva, situado no Jardim Santa Terezinha, e no Azul da Cor do Mar, na Cidade A.E. Carvalho. O projeto é promovido pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Instituto Tellus.

O programa CEU Amigo do Coração foi iniciado em junho, tem foco nas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs) e fatores de risco, suas atividades buscam a prevenção e o combate a partir da mudança de hábitos cotidianos. O primeiro passo para iniciar as ações foi uma pesquisa que envolveu 836 usuários das unidades com o auxílio de 26 Embaixadores do Coração, que são alunos, educadores e gestores que atuam voluntariamente como agentes de mudança no CEU.

A pesquisa constatou que durante o período de quarentena 66% dos entrevistados declararam ter diminuído a prática de atividade física, 30% disseram ter aumentado o consumo de frutas, verduras e legumes. Sobre as questões emocionais neste período, 47% disseram sentir mais fome/apetite, 38% declaram ter aumentado a sensação de cansaço e 37% dizem ter sensação de desânimo ou angústia.

Tendo como base os dados coletados na pesquisa, as unidades propõem periodicamente conteúdos informativos e atividades, sempre feitas remotamente. Os usuários já puderam participar de duas sessões sobre “Mindfulness” – exercícios e técnicas de concentração para alcançar a atenção plena do próprio corpo. Prática pode levar o indivíduo a ter mais criatividade, saúde, satisfação pessoal e profissional, além da sensação de felicidade e relaxamento. Nos próximos dias serão lançados pelas redes sociais dos Embaixadores e dos CEUs desafios de Atividade Física e de Alimentação Saudável.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de elementos dos de Kits Uniforme E Material
Calendário Escolar 2025 Site

Ano letivo na Rede Municipal de Ensino da capital paulista começa no dia 05 de fevereiro

Publicado em: 26/12/2024 12h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Maes Gae Plantando Codae
desenho com fundo azul e um icone em azul, verde e branco com a inscrição manual de normas e procedimentos

SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos

Publicado em: 20/12/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes da EMEF Duque de Caxias

Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado

Publicado em: 20/12/2024 4h28 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.488