Notícias

Secretaria Municipal de Educação promove curso em parceria com o Museu de Arte Brasileira

Inscrições abertas a partir das 12h do dia 29 de junho; 180 educadores da rede municipal serão contemplados nesta ação formativa

Publicado em: 26/06/2020 19h39 | Atualizado em: 01/10/2021
Curso Museu Portal

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU), em parceria com o Museu de Arte Brasileira (MAB), da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), comunica a realização do curso “Brincar para além da infância: territórios de aprendizagem”.

Considerando o potencial educativo do museu e as possibilidades formativas proporcionadas pelo contato entre educadores da rede municipal de ensino e do Museu de Arte Brasileira, o curso visa possibilitar a reflexão sobre a importância desta instituição cultural para a elaboração de novas práticas pedagógicas, relacionando arte com a brincadeira, promovendo vivências corporais, sociais, cognitivas e criativas com as crianças e estudantes no processo educacional.

Podem participar do curso, Coordenadores pedagógicos, Professores de Educação Infantil, Professores de Ensino Fundamental II e Médio e Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

A formação terá início em agosto com previsão de término em dezembro, possui carga horária de 24h, e será oferecida para 180 educadores divididos em seis turmas para realização das atividades nas seguintes datas e horários:

Aulas online:

Turma A – dias: 05, 06, 07, 12, 13, 14, 19 e 20/08/2020, das 9h às 12h;

Turma B – dias: 05, 06, 07, 12, 13, 14, 19 e 20/08/2020, das 15h às 18h;

Turma C- dias: 02, 03, 04, 09, 10, 11, 16 e 17/09/2020, das 9h às 12h;

Turma D – dias: 02, 03, 04, 09, 10, 11, 16 e 17/09/2020, das 15h às 18h;

Turma E- dias: 29 e 30/10 e 04, 05, 06, 11/11/2020, das 15h às 18h;

Turma F- dias: 25, 26 e 27/11 e 02, 03 e 04/12/2020, das 15h às 18h.

Aulas presenciais

Dias: 12 e 13/11/2020, das 15h às 18h;

Dias: 09 e 10/12/2020, das 15h às 18h.

As horas presenciais serão distribuídas entre o total de horas para cada turma definidas em comum acordo com os cursistas, dependendo da necessidade do distanciamento social. Caso não haja a possibilidade de haver encontros presenciais, as aulas à distância ocorrerão por meio dos links das salas de aula virtuais.

Inscrições abertas a partir das 12h do dia 29 de junho, até 03 de julho, no link: https://forms.gle/cedtskmiskfcxcvv9 .

A divulgação dos contemplados será feita mediante e-mail que será enviado entre os dias 20 e 22 de julho.

Confira na íntegra o comunicado oficial  do curso publicado no Diário Oficial.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673