Notícias

Educação promove formação do Projeto Portas Abertas para professores – Língua Portuguesa para imigrantes

Curso online terá início em 14 de julho com 50 educadores; inscrições abertas a partir de 1/7

Publicado em: 25/06/2020 17h30 | Atualizado em: 01/10/2021
Imagem com uma mulher negra na frente e atrás um homem segurando um cartaz.

A Secretaria Municipal de Educação divulga a realização do curso “Projeto Portas Abertas: Português para imigrantes”, no formato online para educadores da Rede Municipal de Ensino.

Ação tem por objetivo formar educadores para ensinar Língua Portuguesa aos imigrantes que vivem na Cidade de São Paulo, contribuindo para o fortalecimento da cidadania, acesso aos serviços públicos e inserção à cultura brasileira.

Os encontros acontecerão virtualmente na plataforma Microsoft teams. O acesso à formação será enviado em forma de convite via e-mail aos cursistas.

O curso com carga horária de 20h, acontecerá de 14 a 17 de julho, das 13 às 15h, com oferecimento de 50 vagas para Professor de Educação Infantil (Centros de Educação Infantil da Rede Direta), Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio.

Cronograma detalhado:

14/07 – Relações culturais, fluxos migratórios; (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes);

15/07– Serviços públicos disponíveis aos imigrantes da Cidade de São Paulo (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes);

16/07 – Introduzindo o “portas abertas” aos novos professores (SME);

17/07– Práticas pedagógicas do projeto “portas abertas” na Rede Municipal de Ensino.

Inscrição – O Educador poderá fazer a inscrição a partir do dia 01/07 até 07/07/2020, por meio deste link

Sobre o Programa Portas Abertas – Instituído agosto de 2017, por meio de portaria Inter secretarial com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), oferecendo formação e aprendizagem da língua, com objetivo de auxiliar na superação das barreiras linguísticas enfrentadas pelos imigrantes.

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo branco, figuras geométricas rosas nas bordas e o texto

Vem aí o III Seminário de Cultura na Educação

Publicado em: 30/04/2026 6h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grande grupo de pessoas no palco posando para a câmera.
Criança com um bolo de argila na mão cheio de palitos de sorvete no topo.

Rede Municipal de São Paulo lidera índices de atendimento na Educação Infantil

Publicado em: 30/04/2026 12h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de pessoas em cadeira de rodas praticantes de handbol adaptado. Eles estão se deslocando em um grande círculo com a bola no colo.

Handebol adaptado promove inclusão no CEU Cidade Dutra 

Publicado em: 30/04/2026 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Fachada do CEU Água Azul com uma escadaria

CEUs abrem no feriado de 1º de maio com programação gratuita para toda a comunidade

Publicado em: 30/04/2026 10h57 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.652