Notícias

Secretaria Municipal de Educação prorroga inscrições para o ProArt

Inscrições estarão abertas até 25 de junho; Iniciativa promove ampliação do acesso à cultura na cidade, dando visibilidade as linguagens culturais periféricas

Publicado em: 26/05/2020 15h52 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem com o logo da ProArt ao lado esquerdo e do lado direito a frase "Credenciamento de Artistas e Grupos".

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), por meio da Coordenadoria dos Centros de Educação Unificados e Educação Integral (COCEU), prorrogou as inscrições até 25 de junho para o credenciamento de Pessoas Jurídicas e/ou Pessoas Físicas interessadas em realizar apresentações artísticas e culturais em quaisquer equipamentos públicos da educação municipal nas áreas de Artes Visuais, Dança, Contação de História, Batalha de Slam, Sarau Cultural, Artes Circenses, Artes Mágicas, Cultura Hip Hop, Música e Teatro, por meio do ProArt.

Esta iniciativa tem como objetivo à promoção e à ampliação do acesso à cultura na Cidade de São Paulo, bem como a valorização da diversidade cultural e a possibilidade de dar visibilidade as linguagens culturais periféricas.

Os eventos culturais e artísticos poderão ser realizados nos CEUs, Unidades Educacionais, prédios administrativos, auditórios, bibliotecas, palcos armados, teatros, anfiteatros, cobertos ou ao ar livre, desde que sejam espaços públicos.

O presente edital terá vigência de 2 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Como fazer a inscrição

O cadastramento de cada evento deverá ser feito por preenchimento de formulários online, disponíveis no endereço eletrônico: http://proart.sme.prefeitura.sp.gov.br/,  até às 19 horas do dia 25/06/2020.

Após o término da inscrição será gerado um protocolo que comprova a inscrição, que integra a lista de documentos obrigatórios para contratação, ou seja, finalizado o preenchimento on-line de todas as informações obrigatórias, é imprescindível que o candidato efetue a impressão do respectivo protocolo.

Comissão de avaliação e credenciamento

Para selecionar as propostas, será instituída pela SME uma comissão específica, formada por no mínimo, 20 membros, constituída por Servidores Públicos e membros da sociedade civil com notável conhecimento nas áreas dos eventos culturais e artísticos.

Os seguintes critérios técnicos serão adotados como diretrizes gerais de avaliação para a Comissão de Seleção do presente Edital:

  • Excelência e qualidade artística do evento: verificar se a concepção estética e conceitual é adequada ao texto, roteiro, proposta do evento e ao público indicado, e se a montagem/ produção realiza a proposta adequada e coerentemente;
  • Qualificação dos profissionais envolvidos no evento: avaliar se a formação e a experiência são condizentes com o espetáculo que se propõe realizar;
  • Diversidade e convivência: verificar se o conteúdo da produção fomenta a diversidade cultural, valores de convivência e respeito, e a difusão dos princípios dos direitos humanos e da cultura da paz.

Resultado

A lista dos credenciados será publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, de acordo com a categoria e área de atuação. No mesmo ato, será publicada a listagem dos eventos não credenciados, com a razão sintética do não credenciamento.

Para conferir todas as orientações, acesse o credenciamento publicado no Diário Oficial da Cidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.669