Notícias

Centro Educacional Unificado Heliópolis recebe ciclo de oficinas e espetáculo teatral “Bonito”

As atividades tem a perspectiva da Inclusão para crianças e educadores.

Publicado em: 17/05/2019 14h19 | Atualizado em: 30/11/2020
oficinasespetaculoteatrais_740x430.jpg

O Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis irá receber um ciclo de oficinas e espetáculo teatral “Bonito” na perspectiva da Inclusão, durante os dias 28, 29 e 30 de Maio. As atividades são gratuitas, com vagas limitadas. 

As oficinas serão feitas com crianças e educadores, em dias alternados. Ambas serão acompanhadas e ministradas também por uma professora e intérprete de libras. Durante as ações que acontecem em três dias seguidos, terá distribuições do livro “Bonito”. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: ceuheliopolisarletepersoli@gmail.com.

Veja a programação:

28 de maio, terça-feira:

Oficina de Dança intitulada “Quintal para voar” que prevê experimentações coletivas junto a crianças com e sem deficiência, na construção de monstros que revelem o belo de cada um, subvertendo as lógicas dicotômicas entre bonito e feio, bom e mau que existem nos padrões sociais. Vale lembrar que haverá duas turmas, com 20 crianças (pode chegar a 25) cada, dividido entre manhã e tarde de acordo com a faixa etária. Confira:

  • Turma 1: das 08h30 às 10h30, com crianças na faixa etária de 06 – 09 anos;
  • Turma 2: 14h às 14h, com crianças na faixa etária de 09 -12 anos.

29 de maio, quarta-feira:

Oficina “O que aprendemos com nossos monstros”, direcionada a educadoras/es, buscando discutir, através da arte, questões relacionadas à construção do belo junto às crianças, despertando olhares para as diferenças, diversidade e respeito ao outro no universo infantil. A atividade terá uma turma com 25 educadoras/es (pode chegar a 30), horário é das 9h às 13h.

30 de maio, quinta-feira, Espetáculo “Bonito”:

O que é Bonito pra você? Esta pergunta moveu inicialmente a criação de um espetáculo de dança-teatro e um livro, ambos voltados para crianças. Em cena, seis criadores reelaboram a imagem grotesca e assustadora dos monstros de infância e dão voz e movimento a novos monstros que são em si a força íntima de cada um. O que em mim assusta e incomoda, mas é ao mesmo tempo minha potência? Adotando, então, essa premissa, de que nossos monstros são nossas potências, o espetáculo parte das memórias de criança dos intérpretes, suas brincadeiras e modos de se relacionar. A ideia é possibilitar outros olhares menos dicotômicos acerca da infância e os vestígios que ela deixa nos adultos. O espetáculo é uma criação dos dançarinos Edu O., Lia Lordelo, Lucas Valentim, Lulu Pugliese, Olga Lamas e William Gomes; e conta com direção e dramaturgia de Paula Lice. A direção de arte é assinada por Mayra Lins, a iluminação é de Moisés Victório e a direção musical é de Neila Kadhi. A peça tem
duração de 50 minutos e irá acontecer em durante dois horários: ás 09hrs é as 14hrs. Toda atividade também conta com audiodescrição.

Para mais informações, entre em contato com o CEU Heliópolis no telefone 2353-4300 ou diretamente no CEU, localizado na Estrada das Lágrimas, 2385, São João Clímaco, das 8h30 às 20h.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um estudantes deitado sobre uma mesa com colchonete, recebendo atendimento odontológico em uma ação do Dia B.

“Dia B” leva atendimento odontológico às escolas municipais 

Publicado em: 20/03/2026 6h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com três imagens de atividades na educação infantil. Na parte superior, crianças pequenas estão sentadas em roda com duas educadoras, em um ambiente acolhedor, enquanto outra criança brinca deitada no chão com um brinquedo. Na parte inferior esquerda, um grupo de crianças usando toucas participa de uma atividade culinária, misturando ingredientes em uma tigela sobre uma mesa com toalha xadrez; ao fundo, há um quadro com uma receita escrita. Na parte inferior direita, crianças exploram materiais e objetos em um espaço organizado, sentadas em cadeiras pequenas, manuseando utensílios e recipientes. O conjunto retrata momentos de interação, aprendizagem e brincadeira.

Projeto trabalha receitas culinárias, brincadeiras e até um SPA para os bebês e crianças

Publicado em: 20/03/2026 12h21 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Foto Fachada Ceu Três Pontes

Escolas de São Miguel realizam 1º Festival Paralímpico da Educação Infantil 

Publicado em: 20/03/2026 12h17 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Fotografia de duas pessoas amamentando.

Formação Rede Amigos do Peito agora na EMASP

Publicado em: 19/03/2026 5h03 - em CEI Amigo do Peito

Montagem com quatro imagens de um ambiente sensorial voltado a bebês. Na primeira, há um pequeno quadro verde com a inscrição “Luzes e Cores”, apoiado sobre tecidos claros e iluminação suave. Nas demais imagens, bebês exploram o espaço deitados sobre panos coloridos, interagindo com luzes decorativas multicoloridas. Eles tocam, observam e se aproximam das luzes, demonstrando curiosidade e concentração. O ambiente é acolhedor, com cores suaves, tecidos e elementos que estimulam os sentidos.

Vivência entre luzes e cores na Educação Infantil promove desenvolvimento em berçário 

Publicado em: 19/03/2026 4h42 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.636