Notícias
Curtas produzidos por estudantes são selecionados para exibição em mostras e festivais de cinema
Exibições acontecem nos dias 24 e 28 de maio em Guarulhos e São Paulo, entrada gratuita
Publicado em: 14/05/2019 16h04 | Atualizado em: 30/11/2020
Dois curtas metragens produzidos por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hipólito José da Costa, da Diretoria Regional de Educação Jaçanã / Tremembé, foram selecionados para exibição no “Festival Estudantil de Cinema Fantástico de São Leopoldo”, no Rio Grande do Sul, e na “V Mostra Guarulhense de Cinema Guarulhos”.
O primeiro curta intitulado “Objetos escolares em ação”, o curta foi criado em 2018 nas aulas de Arte por estudantes do 4º ano com objetivo de conhecerem o conceito de movimento no desenho através da técnica de animação stopmotion.
Os estudantes exploraram a ideia de movimento nas HQs e depois criaram o movimento por meio dos objetos escolares na sequência de fotografias.
O curta foi selecionado para fazer parte da V Mostra Guarulhense de Cinema e será exibido no dia 24 de maio, às 19h, no Sindicato dos Bancários, na Rua Paulo Lenk, 128, Centro de Guarulhos, São Paulo – SP.

A segunda produção audiovisual se chama “O que tem lá fora?”, idealizado e criado por estudantes do 6º ao 9º ano
foi produzido dentro do projeto Sensibilizando Olhares, no qual o Professor de Artes Rodrigo Pignatari, estimula a percepção visual e sensibilidade criativa dos seus alunos por meio da fotografia e do vídeo. A produção narra um dia de aula comum de uma escola municipal em São Paulo, até que algo de estranho chama a atenção dos estudantes.
O curto escolhido para ser exibido no Festival Estudantil de Cinema Fantástico de São Leopoldo (RS), já foi exibido em outros festivais, dentre eles, a primeira mostra permanente de curtas-metragens da Biblioteca Mário de Andrade. A exibição do curta ocorre no dia 28 de maio, nas escolas relacionadas pelo festival, a partir das 20h.

O professor responsável pelos projetos cinematográficos em parceria com os estudantes, Rodrigo Pignatari (Arte), comentou sobre a exibição das produções nas mostras e festivais de cinema. “Tenho pesquisado festivais e mostras de cinema estudantis enviando nossas criações. Acho incrível a troca com outros espaços e a possibilidade de divulgação que podemos alcançar com nosso estudo na rede e para outras redes, sem contar a valorização do ensino público”, observa Rodrigo.
Exibição dos curtas
24/5 às 19h – Exibição do curta “Objetos escolares em ação”
Sindicato dos Bancários – Rua Paulo Lenk, 128, Centro de Guarulhos, São Paulo – SP.
28/5 às 20h – Exibição do curta “O que tem lá fora?”
EMEF Hipólito José da Costa – Rua Augusto Rodrigues, 272, Jardim Fontális, São Paulo – SP.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Treinadores da NBA realizam oficina de basquete nas escolas
Alimentação Escolar
Bebetecas dos CEUs receberão oficinas sobre extração e armazenamento de leite materno
Secretaria Municipal de Educação
Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista
Étnico-Racial
Profissionais da Educação recebem formação sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia
Secretaria Municipal de Educação
Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática
Relacionadas
Treinadores da NBA realizam oficina de basquete nas escolas
Publicado em: 11/03/2026 6h36 - em Secretaria Municipal de Educação
Bebetecas dos CEUs receberão oficinas sobre extração e armazenamento de leite materno
Publicado em: 11/03/2026 4h17 - em Alimentação Escolar
Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista
Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação
Profissionais da Educação recebem formação sobre enfrentamento ao racismo e à xenofobia
Publicado em: 10/03/2026 12h53 - em Étnico-Racial
Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas
Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação