Notícias

DRE Butantã realiza 1ª Mostra de Teatro das Escolas

Mostra foi elaborada com o objetivo de trazer para perto dos alunos o mundo do teatro.

Publicado em: 19/11/2015 17h17 | Atualizado em: 30/11/2020

mostra_teatro_740_x_430.jpg
Os alunos da EMEF José de Alcântara Machado interpretaram “A Princesa Anastácia”

A Casa de Cultura do Butantã sediou no dia 12 de novembro, a 1ª Mostra de Teatro promovida pela Diretoria Regional de Educação (DRE) Butantã. O evento ocorreu durante todo o dia e reuniu sete escolas municipais da região. Cada escola trouxe à Casa uma peça diferente, interpretada por alunos de 5 a 16 anos de idade.

Para Pedro, que está no sexto ano da EMEF José de Alcântara e faz o papel de um padre na peça “A Princesa Anastácia”, sobre a escravidão no Brasil, interpretar uma peça da escola é algo muito positivo. “Para mim é uma honra, ajuda a todos”, completa. Luan, que está no oitavo e participa da mesma peça, conta que antes de interpretar os alunos estudaram por semanas a história dos personagens, tanto nas suas representações fictícias quanto historiográficas. “Ninguém sabia quem era a escrava Anastácia, então estudamos, ficamos duas semanas ensaiando e assistimos a minissérie”, explica ele.

Silvia Martins, que é professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Euclydes de Oliveira Figueiredo, conta que iniciou o projeto em sua escola já em 2009, “quando participei pela primeira vez do Projeto Conexões, fiquei motivada para desenvolver o teatro dentro das escolas”.

Segundo ela, o teatro para crianças e adultos existe em grande quantidade, “mas para os adolescentes existe uma grande lacuna, e eles tem muito a dizer para a vida. Acredito que essa é uma forma do jovem, da criança ou de qualquer pessoa dar o seu recado para a vida, e aqui nós vimos recados importantíssimos”.

A professora finaliza enfatizando a função cívica da do teatro nas escolas e na vida dos membros da sociedade: “Se nós queremos um cidadão ativo, temos de começar pelas escolas, e a arte é um grande meio, o teatro ajuda muito nesse caminho”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647